As projeções para o crescimento do país têm animado o mercado financeiro. Depois de anos amargos, já há quem fale em aumento de 5,3% da economia em 2021. Mas a verdade é que esse efeito ainda está longe de se fazer sentir para muitos. O endividamento das famílias bateu recorde em abril, e ainda temos quase 15 milhões de desempregados. O que leva essa grande massa a se virar como pode.

Uma das fontes de renda a qual se tem recorrido são os aplicativos. Não, não estamos falando de entregas ou de corridas compartilhadas. Além desses, tem crescido também as opções que oferecem dinheiro para quem cumpre pequenas tarefas como responder a pesquisas, assistir a vídeos e até jogar games. No entanto, o que parece uma forma fácil de ganhar dinheiro, e mesmo prazerosa, pode trazer riscos.  

As principais ameaças se referem à privacidade e segurança de dados. É comum que, ao baixar esse tipo de app, o usuário precise conceder direitos às empresas que os criaram para compartilhamento de informações. Infelizmente, não tem sido raros os casos de vazamento na Internet. Dados pessoais na mão de pessoas erradas pode ser um grande problema.  

É verdade que, quando a crise bate, toda opção deve ser considerada. E mesmo em momentos de menos aperto, é aconselhável diversificar as fontes de renda, de acordo com o método desenvolvido pelo Instituto de Longevidade MAG para garantir a longevidade financeira (pilar Ganhar mais). Assim, se for usar aplicativos que remuneram como Kwai e Tik Tok (vídeos curtos), Quize, FunX e BigTime (jogos) e Google Opinion Rewards (pesquisas), tome alguns cuidados.

1 – Tome tempo para ler a política de privacidade do app. É chato e demorado, mas pode evitar muita dor de cabeça!

2 – Avalie os comentários dos usuários nas lojas de aplicativos. A comunidade pode dar dicas preciosas para você aproveitar a oportunidade com segurança.

3 – Vale também identificar quanto e como vai receber pela realização das tarefas. Não espere grandes somas, e considere a eventual necessidade de conversão de câmbio.

4 – Use um e-mail apenas destinado a receber mensagens de anúncios e spam para se cadastrar nos aplicativos.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: