Uma rede social em que você compartilha imagens ou vídeos curtos com pessoas de todo o mundo, como um álbum de fotos público. Eis uma definição possível do Instagram. Mas há outras.

Com mais de 500 milhões de usuários, que dão por dia 4,2 bilhões de curtidas no material compartilhado, a rede tem um público fiel e também atrai quem não é muito amigo de tecnologia.

O coreano Chan Jae Lee, 75 anos, é aposentado, tem dois filhos, três netos e vive no Brasil desde 1981. Ele passava muito tempo com os dois netos mais velhos, mas, recentemente, sua vida mudou completamente: a filha decidiu voltar para a Coreia do Sul. Com ela, foram também os meninos.

Seu filho, Ji Lee, que mora nos Estados Unidos, ficou preocupado, pois o pai passou a ver TV o dia todo. Para ocupar melhor seu tempo, teve uma ideia: se lembrou de que o pai desenhava para ele e a irmã na infância e pensou em criar uma conta no Instagram em que ele publicasse suas obras. Mas Chan, descrito pelo filho como “rabugento” e avesso a tecnologias, “odiou” a ideia, conta Ji em um vídeo publicado no Facebook.

LINK DO VÍDEO:

(((https://www.facebook.com/writetojilee/videos/10154802065969066/)))

Tudo mudou com o nascimento do terceiro neto, filho de Ji. Chan foi para os EUA, se apaixonou pelo bebê e se deu conta de que talvez não esteja mais vivo para saber como será a vida dele no futuro. Ji conta que se surpreendeu com a frase do pai e sugeriu a ele novamente a conta no Instagram, mas agora com desenhos para os netos, como uma forma de se aproximar mais deles. E Chan, desta vez, aceitou.

O filho admite que não foi nada fácil para o pai aprender a lidar com o aplicativo. “Ele não entendia o conceito”, afirmou, em entrevista à BBC. Hoje Chan domina o Instagram, _ “até mesmo as hashtags”, brinca Ji no vídeo, dizendo que foi a parte mais complicada para ensinar _, aplica filtros nas imagens e compartilha desenhos não só com os netos: seu perfil (((drawings_for_my_grandchildren))) tem mais de 164 mil seguidores.

Os desenhos, geralmente animais, cenas cotidianas, paisagens da Coreia do Sul ou temas que remetem à cultura coreana, são publicados com mensagens em três idiomas: coreano, português e inglês.

A família, por sua vez, apesar de estar dividida entre Brasil, Estados Unidos e Coreia do Sul, ficou mais próxima. Eles se falam todos os dias. Chan manda o desenho, sua mulher envia o texto sobre a obra, Ji faz a tradução para o inglês e sua irmã, a versão para o português.

No que chegamos a outra definição possível: o Instagram também pode ser um caminho para contar histórias por meio de imagens para amigos, familiares e pessoas de todo o mundo.

Saiba como criar uma conta no aplicativo e começar a usá-lo:

Perfil - Depois de baixar o Instagram em seu celular, faça o cadastro, informando um e-mail de contato ou a conta do Facebook, crie um nome de usuário e uma senha, preencha os dados e toque em concluir. Escolha também uma foto para o seu perfil.

Configurações - Na tela inicial, toque no símbolo de pessoa, para acessar seu perfil. Quando ele abrir, vá ao símbolo de roda dentada (no alto, à direita) para abrir as configurações. Defina os parâmetros, encontre amigos e decida se sua conta será pública (podendo ser vista por qualquer pessoa) ou privada (você aprova quem pode te seguir).

Fotos - Você pode publicar fotos novas ou que já estejam no seu celular. Toque no símbolo “+” e escolha “biblioteca” para postar fotos antigas, “foto” se quiser fazer uma nova ou “vídeo”.

Quem seguir - Para escolher quem você quer acompanhar, toque no símbolo de lupa e procure amigos, pessoas famosas e confira as sugestões dadas pelo aplicativo.

Linha do tempo - Para saber o que as pessoas que você segue têm publicado, toque no ícone da casa para acessar a sua linha do tempo. Gostou do conteúdo publicado? Toque no símbolo de coração para curtir e, se quiser deixar uma mensagem, selecione o símbolo do balão para escrever.

Curtidas - Veja quem tem curtido suas postagens tocando no símbolo do coração que aparece na tela inicial. Haverá um ponto vermelho no coração sempre que houver curtidas, mensagens e novos seguidores.

Stories - O Instagram disponibilizou a ferramenta “Stories” ou “Histórias”, em que o usuário pode produzir vídeos ou fotos do que estiver acontecendo e publicar para todos ou enviar para pessoas selecionadas. Em 24 horas, o conteúdo é apagado e não entra na linha do tempo. Vá ao símbolo de câmera fotográfica no alto, à esquerda, toque uma vez no círculo para fazer uma foto ou segure esse botão imaginário se quiser fazer um vídeo. Escolha “Boomerang” para fazer animações em “loop”: ele transforma uma sequência de fotos em um vídeo curto.

Compartilhe com seus amigos