Você já teve a sua sensação de que o plano de dados do seu celular nunca é suficiente para chegar até o final do mês? Está cansado de sempre gastar mais dinheiro para comprar dados extras para conseguir continuar acessando a internet? Então, esse texto é para você aprender como fazer o melhor uso do seu 4G!

A notícia ruim é que o grande vilão que está impedindo o seu pacote de dados de chegar íntegro até a virada da fatura provavelmente é você mesmo. Por outro lado, a ótima notícia é que você vai encontrar qqui as informações que precisa para mudar este cenário.

O truque para fazer seu plano de dados render é alterar os seus hábitos de uso da internet móvel e checar algumas configurações no seu celular. Vamos começar por esta etapa configurando seu sistema operacional para usar o 4G de forma inteligente.

Ativando a configuração a seguir você vai reduzir a comunicação de aplicativos, ou seja, eles vão enviar e receber dados com menor frequência. Dessa forma, vai consumir menos o seu plano de dados.

  • Se você tem celular Android:

Acesse “Configurar” ou “Ajuste” > clique em “Conexões” > depois clique em “Uso de dados” ou “Dados Móveis”> por fim, clique em “Protetor de Dados” e ative a função.

  • Se você tem celular iOS (iPhone):

Clique em “Ajustes” > depois em “Celular”> em seguida clique em “Opções de Dados Celulares” > por fim ative a função “Modo de Economia de Dados”.

Aprender a usar 4G de forma eficaz é estratégia para economizar dinheiro

Aprender a usar 4G de forma eficaz é estratégia para economizar dinheiro

Veja abaixo outras 4 dicas para fazer o seu 4G durar mais:

  • Cuidado com serviços de streaming

Quer ouvir uma música ou assistir a um vídeo? Se programe e faça o download da mídia enquanto tiver acesso ao wi-fi. Depois, quando estiver apenas com o 4G disponibilizado, você poderá assistir ou ouvir seu conteúdo sem consumir do seu plano de dados. Aplicativos como Netflix, YouTube e Spotify permitem esse recurso.

  • Feche aplicativos abertos em segundo plano

No ritmo de vida acelerado no qual vivemos, é comum usarmos um aplicativo e logo em seguida abrirmos outro e depois mais outros... E com isso o sistema operacional vai acumulando aplicativos abertos que seguem funcionando em segundo plano. O ideal para reduzir o consumo dos dados (e da sua bateria!) é tornar um hábito fechar os aplicativos quando não estiverem em uso.

  • Verifique configurações de compartilhamento de localização

Você já deve ter reparado que muitos aplicativos solicitam informações da sua geolocalização. O problema aqui é que essa busca de informação pelo app pode consumir seus dados e você nem perceber. 

Para solucionar isso você pode acessar as configurações de aplicativos no celular e limitar esse acesso para que o app só utilize o GPS quando estiver sendo usado. Aliás, manter o GPS ligado o tempo todo pode ser um péssimo negócio, tanto para o seu plano de dados, quanto para a sua bateria.

  • Também verifique configurações de atualização dos aplicativos

Outra configuração que pode estar consumindo seu 4G sem você perceber é a de atualização dos aplicativos. As atualizações são importantes para manter seus programas rodando com eficácia, mas o ideal é deixar para fazê-las quando tiver conexão wi-fi. Se a configuração do seu celular não estiver restringindo a atualização para esses momentos, pode ser que o aplicativo faça a atualização automaticamente.

Outro tipo de atualização comum que consome seus dados é a de aplicativos de e-mail ou de notícias. Para não consumir tantos os seus dados, você pode configurar para que esses aplicativos só busquem novos conteúdos e e-mails quando você abrir o app.

  • Fuja de aplicativos com muitos gráficos animados

Sabe aqueles jogos super realistas que promovem uma verdadeira imersão? Eles podem ser ótimos para entretenimento e péssimos para o consumo do seu 4G. Para fazer seu banco de dados durar, fuja de aplicativos que tenham muitas imagens animadas, publicidades em vídeo e banners muito coloridos e chamativos.


Saúde, trabalho, finanças e muito mais! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba conteúdos na palma da sua mão.


Veja também:

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: