“Para viver um grande amor, preciso é muita concentração e muito siso”, diria o poeta Vinícius de Moraes. Mas uma relação exige mais do que isso, na avaliação de solteiros com mais de 50 anos de idade. Amor, fidelidade e companheirismo estão entre as principais expectativas em um relacionamento duradouro.

É o que mostra uma pesquisa divulgada pelo site e app de relacionamento OurTime, em  2018, focado em pessoas com mais de 50 anos de idade. Para o sucesso da relação, o amor e a fidelidade são os dois quesitos mais importantes. A parceria entre o casal também é tida como imprescindível entre os 1.327 solteiros consultados.

No recorte masculino, o amor se confirma como o mais importante item. Em seguida, por fidelidade, sexo, diversão  e dinheiro. No resultado feminino, o amor também obteve a maioria das respostas. O resultado foi acompanhado por fidelidade, sexo e diversão. Os valores ficam da seguinte forma, de acordo com a pesquisa:

Homens

  • 46% - amor;

  • 30% - fidelidade;

  • 14% - sexo;

  • 6% diversão;

  • 4% - dinheiro.

Mulheres

  • 57% - amor;

  • 34% - fidelidade;

  • 6% - sexo;

  • 3% - diversão.

Questionados sobre o que mais valorizam na parceira ideal, 86% dos homens indicaram "ser companheira em todos os momentos"; 5%, "ter sucesso na carreira"; outros 5%, "ser bem-humorada"; 2%, "beleza" e, por fim, 2% apreciam o fato de "se dar bem com a minha família e amigos".

As mulheres também confirmam que o companheirismo é essencial.  "Ser companheiro em todos os momentos", foi resposta de 82% das entrevistadas. Na sequência, os resultados trazem: "ser bem-humorado" (9%), "ter sucesso na carreira" (5%). Além disso, "beleza" (2%) e "se dar bem com a minha família e amigos" (2%) fazem parte dos valores.
Um casal no deck de um lado. A mulher segura uma taça e o homem toca violão. Imagem para ilustrar a matéria sobre relacionamento duradouro.

Crédito: Cottonbro Studio/Pexels

O que mais importa em um relacionamento duradouro?

Aos 50 anos, homens e mulheres se sentem mais equilibrados. Buscam o amor de alguém que seja, acima de tudo, um companheiro para dividir experiências e, dessa forma, aproveitar a vida. Essa é a perspectiva do psicólogo Celso Braga, sócio-diretor do Grupo Bridge e autor de "A Magia dos Sentimentos".

"A maturidade emocional nessa fase permite que eles possam ir além do superficial, da beleza efêmera e do gosto pela conquista”

"A maturidade emocional nessa fase permite que eles possam ir além do superficial, da beleza efêmera e do gosto pela conquista. Assim, cada vez mais a solidez do companheirismo, da possibilidade de rir juntos e da maior cumplicidade passa a ser mais importante como fonte de felicidade", salienta.

Para Rute Velasquez, psicóloga, neuropsicóloga e professora de neurociências do curso de psicologia do Centro Universitário Newton Paiva, a meia-idade frequentemente traz uma reestruturação de papéis sociais: homens e mulheres, antes dedicados a cuidar dos filhos ou da carreira, não têm mais responsabilidades familiares e podem mudar o ritmo de trabalho. Buscar uma nova relação seria avançar para mais um estágio na vida.

Os novos envolvimentos, diz ela, tendem a ser grande fonte de felicidade. "Estudos mostram que os relacionamentos positivos são a mais importante causa de bem-estar e satisfação com a vida", comenta.

A importância de se relacionar

Quem procura parceria amorosa demonstra autonomia, autoestima e proatividade, já que está em busca de algo que favorece a qualidade de vida e a saúde física e mental. Além disso, nessa fase, as pessoas tendem a ser mais maduras socialmente, mostrando-se mais confiantes, simpáticas, responsáveis e calmas.

Yuri Busin, também psicólogo e diretor do Centro de Atenção à Saúde Mental – Equilíbrio (Casme), acrescenta que as pessoas que passaram dos 50 anos de idade, em geral, viveram uma relação e têm filhos adultos. Elas podem se sentir sozinhas ou solitárias, sem novos objetivos quando não há alguém para compartilhar a vida.

"É natural que, ao longo da vida e com a evolução pessoal, algumas características do parceiro se tornem mais relevantes para um novo relacionamento. Por isso, buscam em suas novas relações algumas características mais fortes como cumplicidade, parceria, maturidade, amizade e companhia."


Para viver uma relacionamento duradouro, é necessário cuidar na mente, do coração e buscar o autoconhecimento. Faça o teste abaixo e descubra a sua idade mental.

Leia também:

Envelhecimento com qualidade depende de relações interpessoais, aponta estudo

A vida após os 60 anos: saiba o que é mito e o que é verdade sobre o envelhecimento

Viver mais e melhor: o que fazer para conquistar longevidade?

Compartilhe com seus amigos