O rejuvenescimento íntimo é um procedimento que tem ganhado cada vez mais espaço entre as mulheres. Com as mudanças que ocorrem no corpo feminino ao longo dos anos – sejam elas motivadas por alterações hormonais, gestação e parto, variação de peso ou envelhecimento – é natural que ele já não reaja tão bem aos mesmos estímulos como antes.

Dores durante relações íntimas, falta de lubrificação, flacidez vaginal, incontinência urinária e até mesmo infecções estão entre as principais queixas femininas. Muitas vezes, esses problemas também vêm acompanhados de baixa autoestima, insegurança e preconceito, já que falar sobre a região genital da mulher ainda é considerado um tabu na sociedade.

Pensando nisso, trouxemos as principais informações sobre rejuvenescimento íntimo, como fazer, os principais métodos e como esse procedimento pode melhorar a vida de mulheres com mais de 50 anos.

O que é o rejuvenescimento íntimo?

De acordo com Betina Stefanello, médica dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o rejuvenescimento íntimo é um procedimento que tem como objetivo recuperar tanto a funcionalidade quanto a aparência da região genital.

Foco de curiosidade, é um assunto amplamente discutido em congressos e encontros de medicina. Os dermatologistas da SBD levaram o tema para o 74º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia (CSBD).


Notícias, matérias e entrevistas sobre tudo o que você precisa saber. Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


É um método não invasivo usado por dermatologistas em parceria com ginecologistas para estimular a produção de colágeno na região vaginal. O procedimento pode ser motivado tanto por fatores estéticos, como também visando à saúde e ao bem-estar da paciente.

As dores e os incômodos durante as relações sexuais costumam ser as principais reclamações das mulheres que fazem esse procedimento, mas não as únicas. O rejuvenescimento também pode diminuir flacidez ou perda de volume dos grandes lábios, assimetria e hipertrofia dos pequenos lábios, frouxidão do canal vaginal, ressecamento vaginal, escurecimento, cicatrizes e incontinência urinária.

Tratamento sem dor

O rejuvenescimento íntimo começou a se popularizar no Brasil em 2015 e hoje é muito procurado, principalmente por mulheres em torno dos 40 e 50 anos. Mesmo assim, é um tratamento que pode ser aplicado em mulheres de diferentes idades, da jovem à idosa.

É um procedimento de rápida cicatrização, que geralmente não provoca dor, no máximo um leve desconforto. A recuperação pode durar de um a três dias, permitindo que a paciente continue com sua rotina normalmente. “Geralmente usamos tecnologias que não são muito invasivas e que não causam queimaduras ou lesões na pele. É muito mais rápido e, na maioria das vezes, indolor”, comenta Betina.

Os métodos de tratamento podem ser variados, dependendo das necessidades de cada paciente, que vão desde a melhora de algumas funções (como lubrificação), até o reposicionamento de estruturas que sofreram mudanças devido ao envelhecimento.

“Tudo isso podemos fazer com tecnologias que agem de forma interna, como o laser ablativo, ou de tecnologias que usam ondas de ultrassom”, afirma Betina. “O preenchimento pode ser usado nos lábios, enquanto a radiofrequência e o ultrassom microfocado melhoram a flacidez”.

Confira alguns métodos de rejuvenescimento íntimo:

Elixis Íntima: diminui a flacidez da parte externa da vulva por meio da tecnologia de radiofrequência focada, melhorando a vida sexual da paciente.

Femilift: realizado com laser de CO², estimula a regeneração e a formação de colágeno através da geração de calor na parede vaginal, incentivando a lubrificação e aumentando a capacidade de conter urina. Indicado para mulheres que sentem dor na hora da relação sexual ou que sofrem de sangramentos, ressecamento vaginal e infecções recorrentes.

Peeling Íntimo: deixa a pele mais lisa e renovada através da eliminação de células mortas e camadas superficiais. Também pode ser usado para diminuir a flacidez na região vaginal.

Spectra: promove a melhoria de lesões pigmentares, como manchas na virilha, por meio de tecnologia de laser. Este método também estimula o colágeno, auxiliando na diminuição da flacidez nos grandes lábios.

Autoestima e bem-estar

Entre os muito benefícios que o rejuvenescimento íntimo traz para as mulheres, um dos mais importantes é a melhora da vida sexual e o aumento da autoestima, principalmente para aquelas com mais de 50 anos.

“A busca de procedimentos estéticos e de rejuvenescimento, seja genital, facial ou corporal, sempre envolve a melhora da autoestima”, diz a dermatologista. “No caso específico do rejuvenescimento genital, existe um aumento da lubrificação, o que melhora a vida sexual de uma forma geral”.

A médica ainda acrescenta que ter um relacionamento sexual saudável, sem dor e com mais prazer pode ajudar na longevidade das mulheres. “Eu acredito que a vida sexual, o prazer, está intimamente ligado com o nosso bem-estar e a nossa qualidade de vida”, conclui.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: