É fato: ter uma vida sexual sadia melhora a memória, aumenta a capacidade cognitiva e promove bem-estar. Tudo isso, claro, impacta a qualidade de vida e a longevidade. Mas há condições de saúde que podem provocar dor – e requerer posições sexuais que exijam menos das articulações, por exemplo.

É o caso de pessoas que sofrem de artrite reumatoide ou outras doenças que afetam as articulações, como lúpus. No total, 60% delas têm algum distúrbio sexual, segundo estudo realizado pelo Hospital Universitário de Brasília. Pudera, quem recebe esses diagnósticos tem a flexibilidade reduzida e sente dor nas juntas ao movimentar determinadas partes do corpo, como joelhos, quadril, punhos, mãos…


Notícias, matérias e entrevistas sobre tudo o que você precisa saber. Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Para auxiliar esses homens e mulheres, a Sociedade Brasileira de Reumatologia, com base em uma publicação desenvolvida pela fundação britânica Arthritis Research UK, elaborou um estudo sobre orientação ao paciente. Nele, apresentam as melhores posições sexuais para quem tem dor.

E quem pensa que esse tipo de publicação atende somente a quem passou dos 60 anos pode rever seus conceitos. A artrite reumatoide, por exemplo, atinge duas vezes mais mulheres do que homens e tem início, em geral, entre 30 e 40 anos de idade.

As posições sexuais indicadas a seguir, designadas especificamente para cada tipo de problema relacionado a uma parte do corpo, protegem as articulações, evitando dores e cansaço durante o sexo. Confira quais são elas.

1. Mulheres com dores no quadril

posições sexuais

Ela deve se ajoelhar no chão sobre algum material macio, como uma almofada, e apoiar o tórax na cama. O homem se coloca, também ajoelhado, atrás da mulher. Essa posição é desaconselhável para quem prótese no quadril.

2. Homens com problemas nas costas

posições sexuais

O casal deve deitar-se de lado, um de frente para o outro. As coxas dos dois devem se entrelaçar. Dessa forma, durante o ato, o homem não precisa fazer muita pressão nem forçar demais as costas para realizar a penetração.

3. Homens ou mulheres com dificuldades para ajoelhar

posições sexuais

Com os dois em pé, a mulher fica na frente, de costas para o homem. Os braços dela ficam apoiados em um móvel alto, como uma estante, armário ou cômoda.

4. Mulheres com impedimento de esticar quadril ou joelhos

posições sexuais

Primeiro, o homem deita-se. Em seguida, a mulher se apoia sobre o corpo dele, com os joelhos dobrados.

5. Homens com problemas nos joelhos

posições sexuaisEle se deita de barriga para cima. A mulher afasta as pernas e se posiciona sobre o homem. Não deve ser realizada por mulheres que tenham prótese no quadril.

6. Homens ou mulheres com dores no quadril

posições sexuaisEla deve deitar-se com os joelhos bem flexionados. O homem se coloca entre as pernas da mulher, com os braços esticados para suportar o peso do corpo. Quem precisa de ainda mais conforto pode colocar travesseiros na altura dos joelhos.

Posições sexuais: outras recomendações

Além das posições, adotar algumas práticas na rotina podem ajudar a tornar o sexo mais prazeroso e prevenir possíveis dores causadas por doenças reumáticas. São elas:

Pratique exercícios físicos. Uma bela caminhada, por exemplo, já está valendo. Mas sempre converse com o seu médico antes de assumir qualquer atividade.

- Tome um banho quente. Uma chuveirada antes do sexo ou uma massagem bem-feita ajuda a relaxar as articulações.

Continua sentindo dor mesmo com as posições indicadas? Converse com o par sobre suas limitações e tente buscar apoio em almofadas e móveis até conseguir encontrar uma maneira de ficar confortável.

Caso o médico indique, você pode tomar um analgésico antes de manter relações.

Compartilhe com seus amigos