“Por que não vemos ensaios de casamento com pessoas de mais de 50 anos?” Essa é uma pergunta para a qual a empresária Jacqueline Manfrin, 30 anos, não tem uma resposta certa, mas várias teorias. Desde que começou a trabalhar com matrimônios e noivados, há quase três anos, nunca se deparou com um ensaio fotográfico de um casal de meia-idade em uma celebração como essa.

Entre as explicações pode estar o número de casamentos entre pessoas mais velhas. Mas ela cai por terra com os dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que mostram que a união de pessoas com mais de 50 anos aumentou. Para homens, esse incremento foi de 58,6% em dez anos (de 2007 a 2016); para mulheres, de 51% no mesmo período. Foram 168.447 uniões heterossexuais em 2016.

Outra hipótese é a invisibilidade do amor pós-50. “Para a sociedade, o amor é bonito enquanto é jovem”, reflete ela, que é jornalista. E completa: “Não se olha para esse público”.

Foi entre questionamentos e busca por respostas, que ela, que é sócia-fundadora do blog Tips for Bride, voltado a noivado e casamento, decidiu produzir um ensaio fotográfico gratuito para um casal com mais de 50 anos de idade. “Quero fazer isso há alguns anos”, conta Jacqueline.

Criou uma seleção baseada na história de amor da dupla – quanto mais tocante o relato, melhor. Os interessados têm de escrever para o e-mail contato@tipsforbride.com.br até o dia 31 de agosto, contando um pouco da união e explicando por que, para os pombinhos, esse ensaio é importante. Jacqueline também pede que seja enviada uma foto da dupla.


Quer saber se sua cidade é um bom lugar para envelhecer? Clique aqui e descubra na pesquisa do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, feita em parceria com a Fundação Getulio Vargas.


As fotos serão tiradas em Vinhedo, no interior de São Paulo, em um casarão antigo durante meia tarde “para dar um ar mais intimista”. A data prevista para a realização é 18 de setembro. Mais informações sobre o concurso podem ser encontradas em http://www.tipsforbride.com.br/pra-sempre-com-voce-ensaio-fotografico-para-um-casal-de-idosos/.

Quanto às roupas – vestido de noiva e terno –, serão fornecidas por empresas parceiras do blog. O casal vencedor receberá um ensaio on-line, mas Jacqueline ainda trabalha para conseguir parceria para oferecer um book físico, com as principais imagens.

Ela explica que pessoas de todo o país podem se inscrever, mas que o deslocamento até a cidade fica por conta do casal escolhido. Será fornecido lanche no local.

Para a eternidade

Recebendo mensagens desde o dia 20 de agosto, ela conta que a maior parte vem de filhos e netos do casal. “Eles querem eternizar a história da família”, avalia. Ou garantir aos pais e avós que não tiveram celebração de votos uma espécie de recordação.

Mas Jacqueline diz esperar inscrições dos próprios casais com mais de 50 anos. Segundo ela, as pessoas ficam sabendo do ensaio pelas redes sociais da Tips for Bride e por e-mail marketing, que tem como público cativo mulheres na casa dos 30 anos.

Cadê o meu?

O inusitado da história é que ela própria deixou o casamento de lado, ao melhor estilo “casa de ferreiro, espeto de pau”. Quando Jacqueline e o noivo, Luis Augusto Ribeiro, decidiram investir no blog de casamento – “havia carência de oferta no interior de São Paulo” –, o planejamento foi de vento em popa e deixou pouco tempo para os preparativos do casório.

E assim foi. Passaram-se anos, até que os dois decidissem tirar a celebração da união do papel. A data foi marcada: 21 de julho do ano que vem. Ela já está organizando espaço, vestido, lembranças. E, claro, o ensaio fotográfico.

Leia também:

Conheça os significados das bodas de casamento

Terapia de casal pode ser opção antes de dar fim à relação

Compartilhe com seus amigos