Falta de tempo para a família, descuidos com o corpo, pequenas mentiras no relacionamento amoroso, excessos na alimentação, falta de planejamento financeiro. Na maior parte das vezes, todas essas situações vêm acompanhadas de um velho conhecido: o sentimento de culpa – uma angústia que sentimos para que o erro não seja repetido.

Seria algo pontual, mas tornou-se corriqueiro sentir-se culpado, indica Franciele Schmitz, psicóloga especializada em políticas públicas da terceira idade. A sociedade, diz ela, tornou-se crítica demais. Como resultado, as pessoas se cobram além dos limites. "Quando colocamos nossas expectativas em um patamar muito alto, nos frustramos porque a meta não foi atingida. Parece que estamos sempre errando."

Leia também: Teste: Você tem inteligência emocional?

Mas existe uma maneira de saber quando o sentimento de culpa e o excesso de responsabilidade está além do controle? A resposta é sim – basta ponderar a situação. "É preciso questionar a própria mente: Será que estou mesmo dando tanto trabalho assim aos meus filhos? Não é exagero meu?", ensina a psicóloga.

Nessa autoavaliação, é possível perceber se, emocionalmente, o peso na consciência saiu do controle. Se o diagnóstico não tiver sido favorável, vale recorrer à família, que pode oferecer apoio e ajudar a contextualizar o causador desse sentimento. Ou também buscar a ajuda de profissionais.

Culpa positiva 

Quando o peso na consciência ocorre por um equívoco cometido, ele pode ser positivo. Basta que provoque reflexão e autoconhecimento. "A culpa não pode permanecer na tristeza. Ela deve gerar uma busca por aperfeiçoamento, afinal, a gente evolui porque comete erro e aprende", argumenta Cleusa Sakomoto, professora de psicologia da FAPCOM (Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação).

“Erros vão acontecer a vida toda"

Mas atenção: para que o sentimento de culpa seja transformado em autoconhecimento, é preciso aceitar o erro. Ou seja, negar para si mesmo que deu aquela escorregada na dieta ou que não teve tempo para ajudar os filhos nas tarefas da escola é um tiro no pé.

"Para levantar a cabeça e se recuperar do peso na consciência, faça uma análise sincera da situação, assuma os fatos e recupere a própria confiança. Erros vão acontecer a vida toda", conclui Sakamoto.

7 formas de aliviar o sentimento de culpa

- Revele seus erros a um amigo;

- Cumpra tarefas que estavam pendentes;

- Assista a um filme de comédia em casa;

- Anote seus problemas em um papel, amasse e jogue fora;

- Faça ações sociais e compartilhe a felicidade alheia;

- Dedique-se a um passatempo e gaste o excesso de energia;

- Vá a um parque ou praça e respire um pouco de ar fresco.

Compartilhe com seus amigos