De repente você simplesmente sente que é hora de começar algo novo...

Ao longo da nossa existência, morremos algumas vezes e renascemos tantas outras. São histórias, relações que iniciam e, por diversos motivos, se findam para iniciar algo novo.

Fim de um relacionamento profissional, amoroso ou de amizade, morte de uma pessoa próxima, mudança de moradia, de cidade, término de ano letivo, conclusão da faculdade, mudança de emprego, de rotinas, de ciclos de vida.

Sentimentos variados gerados pela mudança tomam conta da gente: desconforto, insegurança e parar, sentir, olhar para dentro é o primeiro passo. São recomeços, novos ciclos que parecem repentinos, mas, mesmo sem perceber, nossos atos e ações já vinham trilhando novos caminhos. Bastava chegar a hora.

Temos que ter a consciência que todos temos que lidar com fins de ciclos e com recomeços ao longo da vida. E cada vez mais.

A imagem mostra uma sala com várias caixas de mudança, simbolizando recomeços.

Crédito: Drazen Zigic/shutterstock

Com o aumento da expectativa de vida e longevidade ativa da população as mudanças de ciclos e recomeços estão cada vez mais presentes – e isso é ótimo por nos dá a oportunidade de melhorar a cada dia - e como lidar com eles só depende de nós.

É preciso coragem. Acreditar em si próprio, na sua capacidade, na sua força, no seu propósito.

É preciso ter a compreensão que recomeços fazem parte da vida. Evolução, recomeços e propósito são motivos para seguir. O importante é acumular experiências, aprendizados, vivências. A vida sempre tem algo a ensinar e temos que fazer nossa parte: dar o nosso melhor e seguir no caminho do bem para evoluir e aprender.

Certa vez escrevi uma poesia assim:

Ponto e vírgula

Nem o começo, nem o meio, nem o fim

Uma pausa

A vida é feita de partidas, idas e chegadas

De ciclos

Caminho à frente, passo atrás

Desejo e realização

Vivência e dedicação

Amor e doação

Respeito, confiança e valorização

Recebendo e entregando o nosso melhor

Como um ciclo constante

Nem o começo, nem o meio, nem o fim

Uma pausa

Um ponto e vírgula

Na roda da vida

Silencie, sinta a energia e observe seus pensamentos. Recomeços fazem parte da nossa vida e requerem um olhar essencialmente para dentro de si. Evolua, recomece, sempre com responsabilidade, bondade e propósito. Coloque leveza e poesia na sua vida. Se você está disposto a aprender, a vida lhe bem ensinará. Vida longa, muitos recomeços é que o desejo.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: