Amigo não é só coisa para se guardar no peito fechado a sete chaves, não. Amigo não é coisa. É muita coisa!

Em primeiro lugar, há amigos e amigos. E todos eles haverão de mostrar mais de você para você mesmo, porque eles – e elas – veem coisas que você não vê.

Eles enxergam tudo que pretendemos esconder e nos iludimos ter conseguido. Amigos são olhos atentos. E, no mais das vezes, também são bocas caladas que se abrem com sinceridade quando lhes pedimos. Não necessariamente o farão ao modo cortês.

Cuidado, portanto, ao pedir a um verdadeiro amigo que lhe diga o que pensa a seu respeito! Amigos verdadeiros dirão. E grandes quebra-paus se seguirão!

Os demais, ou dirão o que você quer ouvir ou lhe farão lisonjas. Uma coisa eu posso afirmar: se um amigo disser na sua cara o que pensa a seu respeito e você se ofender, bum! Esse amigo acertou na veia.

Amigo é como febre. Aplica-se a muita coisa. Tem febre de viagem. Tem febre de amor. Tem febre de rancor e tem febre de dor. Febre é sintoma. Amizade também é sintoma.

Sintoma de que? Do quanto você está aberto a que. Se você está aberto e apto a manter relacionamentos, se a estabelecer conexões. A diferença? É que a gente pode querer e ainda não saber criar laços de amizade ou pode saber estabelecer os laços, mas não conseguir sustentá-los.

Uma analogia. Pense numa criança aprendendo a dar nó num cadarço de tênis. A criança, primeiro, tem que desejar aprender. E tem que agir com tenacidade. Não vai saber como se dá o nó, a não ser depois de muitas tentativas. E põe muitas nisso. Fazer amizade é assim: é ir feito criança ao parquinho e ficar olhando. Até se interessar por algo ou outra pessoa. Então, ela pode só ficar olhando com vontade de ir, mas sem coragem de prosseguir com a vontade.

A criança pode se interessar pelos brinquedos da outra ou pela outra pessoa, mesmo. Digamos que ela seja bastante curiosa e destemida: - Posso brincar também? Algumas nem pedem licença. Vão lá e ficam juntos. Arriscam-se a serem aceitas ou tomarem um chega pra lá e caírem de bumbum. Algumas vão tentar de novo e outras vão correr para o colo das mamis  para chorar e se queixar. Percebe como muito depende da força da vontade das crianças?

Falei força da vontade e de vontade. Porque força de vontade é autocontrole. E da vontade é entrega. É paixão. Vem de dentro d’alma. Não desiste de primeira só porque caiu e se machucou.

Sim, estou afirmando que amizades são estabelecidas no íntimo de cada qual. São compromissos que estabelecemos. Caso contrário, quando não há compromisso nem responsabilidade, é fácil desistir, virar a cara, se ofender e se afastar só porque o outro disse algumas verdades ardidas ou fez algo que muito nos desagradou.

Amigos são pessoas importantíssimas para o nosso crescimento. Há amigos com quem saímos para passear e, não necessariamente, nos divertir. Há amigos sociais, amigos com que fazemos negócios, amigos a quem convidamos para as festas que damos. Amigos com quem trocar presentes e amigos de ocasião que, tal como amores de verão, não sobem a serra.

Fazemos amizades na escola, nas ruas, nos parques. E chamamos de amigos pessoas de quem gostamos um pouco. Muitas vezes nos enganamos e nos valemos das nossas mágoas e decepções para não confiar em mais ninguém. Temos a ilusão de que um amigo estará conosco sempre, nas horas boas e nas horas ruins. Esse é um erro de partida e, como se diz, vai dar ruim.

Amigos são espelhos cristalinos com vida própria. Em muitas ocasiões não saberão nem o que dizer, nem o que fazer em relação a nós. Eles poderão ser muito amigos e ainda assim não conseguirão se aproximar de nós, seja numa ocasião feliz, seja num momento dramático e traumático. Ou quererão, mas não poderão, ou porque estarão distantes ou porque não terão maturidade para nos acompanhar naquela específica hora.

Amigos sentem ciúmes e inveja. Amigos também nos atacam e se esquecem de nós. Amigos não têm que provar nada! Eles somente vêm e vão, sem muita explicação. Numa temporada de vida estarão conosco, sim. Noutras temporadas estarão imersos em si próprios, em seus projetos e em outros relacionamentos e nós não caberemos neles.

Aqui reside a grande diferença entre relacionamentos de amizade e conexões. Nos relacionamentos existe a expectativa de estarmos sempre junto e de sabermos um do outro. Quando isso não acontece, a força ou a fragilidade, a incompetência ou a perícia com que ambas as partes souberam dar o nó no cadarço do sapato chamado amizade farão com que os erros e os tropeços nas vicissitudes da vida não desfaçam os nós que demos.

Há tombos em que perdemos os sapatos e isso pode piorar a machucadura. Há tombos que sofremos que teriam resultado em coisa feia, caso não tivéssemos amarrado bem os nossos calçados.  Nesse caso, não foi estabelecido somente um relacionamento, mas foi realizada uma profunda conexão, que pode ter se iniciado por um relacionamento que evoluiu o suficiente para se tornar íntimo.

Os ingredientes que fazem esta alquimia são: a confiança, a sinceridade, a entrega e o recebimento, a coragem de amar alguém com desprendimento, a compreensão, a persistência, a clara noção de que o outro é o outro e não a nossa extensão, a aceitação das imperfeições e das qualidades superiores de alguém e a paciência. Se temperado com bom humor e um pouco de malícia, se preparado sem pressa nem pressão e com muita gratidão, um relacionamento pode evoluir para a conexão.  E esta não se desfaz, nem com a morte.

Nossos amigos verdadeiros permanecem em nossas lembranças, mesmo quando não mais estão aqui conosco. Seja porque morreram, seja porque se afastaram por vontade própria ou por um viés do nosso Destino.

Amizades verdadeiras podem durar pouco e deixar marcas profundas que nos transformam para sempre, mesmo que não se perceba de imediato o que aconteceu conosco. Ou amizades podem perdurar por toda uma vida. Não tem prévia para sabermos qual será qual. Só colhemos e semeamos estes efeitos de transformação.

Amizade é um dos nomes que damos ao amor. Amigos também nos fazem sofrer, nos deixam tristes e nos esquecem. O mesmo fazemos com eles. Com os amigos aprendemos o alfabeto completo do que significa se ligar profundamente a alguém. Vivenciamos de A a Z toda a gama de possibilidades que as trocas de afeto permitem.

Onde não há troca, não há aprendizagem, não há enriquecimento, não há harmonia nem equilíbrio. Não há saúde, portanto. Por tudo isso é que já está bastante estudado e mais do que comprovado que amigos verdadeiros fazem bem à nossa saúde.

Fico preocupada com os textos que falam de amigos como se eles fossem como bolo de chocolate. Doces, macios, fonte de energias inesgotáveis. Isso é poesia. É fala rasa. Amizades requerem muito de nós. Desagradam, impacientam, machucam, se contrapõem e também dificultam. Chega de adotar a visão hollywoodiana de que amizades são pássaros, perfumes, doçuras e flores.

Amizade não se prova. Se sente. Saúde não se recupera, se gera. Atividades compartilhadas, relacionamentos amigáveis compõem o escopo do bem-estar. Mas amizades profundas compõem o escopo da felicidade. E por estas e para estas precisamos nos fortalecer e nos qualificar.

Compartilhe com seus amigos