Dumbo, orelha de abano, orelhão, orelhinha, Dr. Spock, Topo Giggio... são inúmeros os apelidos colocados nas pessoas que têm orelhas não muito convencionais, sejam elas muito pequenas, ou muito grandes, bem descoladas da cabeça, pontiagudas etc. Basta que ela chame a atenção por algum motivo para começar a gozação.

No entanto, mais do que motivo de chacota, as orelhas também podem ser um importante ponto de partida para tratamentos de saúde e até mesmo estudos sobre a sua personalidade.

Segundo geneticistas, as orelhas são uma parte do corpo que não sofrem alterações em sua forma, desde o nascimento até a velhice, apenas aumentando de tamanho. Por isso, servem como uma espécie de impressão digital para a identificação de pessoas.

Elas também nos ajudam a saber o nosso tipo de genética. Por exemplo: se suas orelhas terminam coladas ao pescoço, seu gene é recessivo. Mas se elas terminam com uma voltinha, como um gancho, então seu gene é dominante.



Já os cardiologistas examinam as orelhas dos seus pacientes para identificar possíveis doenças cardíacas. Estudos concluíram que pessoas que apresentam um sulco cruzando o lóbulo da orelha são muito propensas a desenvolver alguma doença arterial coronariana.

De acordo com a literatura médica, são muitos os problemas que podem ser identificados através de uma análise da orelha. Se suas orelhas estão pálidas, seu organismo pode estar com carência de algumas vitaminas, cálcio e outros nutrientes básicos. Orelhas muito vermelhas podem indicar alguma doença renal e até mesmo um distúrbio cerebral, podendo levar a perda de memória eminente e dores de cabeça constantes.

Na dúvida, consulte o seu médico.

Mas, e com relação ao formato, o que suas orelhas dizem sobre você?

PEQUENAS

Pessoas com orelhas pequenas costumam ser mais delicadas, sensíveis e reservadas, porém muito receptivas e pró-ativas. Estão sempre em busca de meios práticos para alcançar suas metas. Observe o conjunto do rosto: se as orelhas estiverem acima da linha das sobrancelhas, tenha certeza que estamos falando de uma pessoa com muitos objetivos.

GRANDES

São pessoas com inteligência aguçada, otimistas e líderes natos. Sua principal característica é gostar de se integrar com o meio e com as outras pessoas. Curtem novidades e estão sempre em busca de conhecimento.

DESCOLADAS

Gostam de exótico e original e são excelentes ouvintes. Os donos das famosas orelhas de abano costumam pensar muito antes de tomar uma decisão, pois gostam de ser originais e se responsabilizam por suas atitudes, abraçando as consequências. Tanta responsabilidade faz com que naturalmente imponham respeito.

ORELHAS PRÓXIMAS À CABEÇA

Essas pessoas geralmente não demonstram boa aceitação a conceitos e ideias contrárias às suas e tendem a ser um pouco mais agressivas quando querem expressar suas opiniões. São sistemáticas e podem se tornar violentas.

A Reflexologia

Considerada um tipo de terapia corporal, a reflexologia explica que o corpo humano possui determinados pontos, ou terminações nervosas, que possuem relação direta com órgãos internos. E, segundo essa técnica, que trabalha com terminações nervosas, as orelhas podem trazer uma série de informações sobre nossa saúde.

A reflexologia auricular relaciona estes pontos aos pontos no desenho de um bebê em posição fetal. Ao pressionar esses pontos, estimulando as terminações nervosas, o terapeuta trata de diferentes problemas de saúde, tanto físicos quanto emocionais. Além de pressão com os dedos, os terapeutas também podem utilizar outros métodos como aplicação de calor, luz, som e sensações eletromagnéticas.

A estimulação auricular, também chamada de micromassagem, é feita de três formas diferentes: pressionando com a ponta da unha, com a ponta do dedo ou com o dedo inteiro. Alguns terapeutas utilizam bolinhas ou hastes flexíveis para realizar a pressão nos pontos da orelha.

Experimente! A massagem é relaxante, saudável e pode proporcionar sensações muito interessantes.

Leia também

Como identificar e tratar o medo de envelhecer?

Aprenda a difícil arte da boa convivência com os vizinhos

Compartilhe com seus amigos