O visagismo chegou há pouco tempo no Brasil, mas já está dando o que falar nos salões de beleza de todo o país. Criada para fortalecer a identidade e a imagem das mulheres, a técnica tem como objetivo mostrar ao mundo exatamente quem a cliente é ou deseja ser. É um método que vai além da aparência, buscando harmonizar os aspectos físicos com a personalidade e o comportamento de cada uma.

De acordo com Rodrigo Siqueira, embaixador da Lion e hair stylist do MG Hair, o visagismo tem como objetivo valorizar e ressaltar a beleza das mulheres. “É a criação de uma imagem personalizada que leva em consideração características físicas e estilo de vida”. 


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Já o hair stylist e especialista em visagismo 3D Armando Bessa conta que a técnica ajuda a empoderar e a desenvolver confiança e segurança. Bessa explica que o segredo é descobrir que imagem a cliente quer transmitir no momento em que busca o serviço. Assim, é possível ajudá-la a pensar sobre como agir, se vestir e até qual estilo de cabelo usar.

Desenvolvendo autoestima através do visagismo

Ao longo de todo o ano, os salões de beleza se enchem com pessoas buscando mudar o estilo ou apenas se renovar. Pode ser por causa de um emprego novo, do término de um relacionamento ou simplesmente para tentar algo diferente. A ideia de um visual novo simboliza um recomeço e a busca de uma nova atitude perante a vida.

No entanto, nem sempre o estilo adotado reflete exatamente quem essas pessoas gostariam de ser ou que impressão gostariam de passar aos outros. Já com a ajuda de um visagista, conseguem descobrir exatamente que imagem precisam adotar na hora de mudar o visual.

Rodrigo Siqueira explica que, diferente do que muitos afirmam, o visagismo não se baseia somente nos traços e no formato do rosto. É preciso também observar elementos como personalidade, estilo de vida e área de atuação. “Podemos considerar o visagismo como um conjunto de fatores como cabelo, maquiagem e roupa”, comenta.

Além de melhorar a imagem pessoal, a técnica também atua na autoestima. Siqueira fala que muitas mulheres também procuram sua ajuda por causa do trabalho. “Além da aparência, elas também buscam ressaltar uma imagem de confiança, credibilidade e segurança”.

Como funciona

O visagismo trabalha com cor, corte e modelagem de cabelo, maquiagem e uso de acessórios como brincos e colares. Armando Bessa afirma que é importante, quando construir uma imagem, pensar em maneiras fáceis de mantê-la. “Não adianta sair do salão toda empoderada e não conseguir manter isso no dia a dia. Tudo precisa ser acessível”.

O trabalho do visagista consiste em algumas etapas, que devem ser feitas antes da grande transformação. Bessa conta que o primeiro passo é conhecer a cliente, fazendo perguntas e buscando entender o que agrada ou incomoda em sua imagem.

Depois, o especialista mostra fotos de outras pessoas e pede para que a cliente escolha três das quais goste e três que não goste para conseguir entender um pouco mais sobre seus gostos e seu estilo. Na etapa seguinte, o hair stylist começa a avaliar o formato do rosto, entendendo o que combina e o que não fica bom. 

No visagismo 3D, é importante também compreender como as pessoas se movem e usam os gestos em sua comunicação, por isso Bessa sempre pede para que a cliente fique de pé e mexa no cabelo. “É no gestual que tudo vai se concretizar, pois assim consigo ver se a cliente está realmente condizente com a imagem que gostaria de passar”.

Esse processo inicial é bem rápido e leva em torno de 30 a 40 minutos. Já o processo de transformação, que ocorre após a análise, pode levar mais tempo dependendo do que o visagista e a cliente decidirem fazer. “Algumas mudanças no cabelo podem levar até 12h”, conta Bessa.

visagismo

Crédito: Natalya_Schneider/shutterstock

Visagismo 3D: criando uma identidade com gestos e emoções

Uma das modalidades da técnica é o visagismo 3D. Além de incorporar os conceitos básicos do visagismo, o 3D busca explorar toda a tridimensionalidade da imagem de alguém, trabalhando o rosto interno, externo e o perfil. 

“Estamos acostumados a nos ver como imagem plana. Quando colocamos mais um espelho e nos enxergamos em 3D, conseguimos ver bem o movimento do nosso corpo e rosto”, conta Bessa. 

Os gestos influenciam muito nessa modalidade e ajudam o visagista a identificar a imagem que a cliente quer adotar. “O gestual é a linguagem mais verdadeira. Quando uma pessoa começa a mexer no cabelo, você consegue entender de fato o estilo que agrada a ela”.

O visagismo 3D também trabalha muito com as emoções que a cliente está vivendo naquele momento. “A pessoa nunca é uma coisa só, está sempre mudando e sentindo emoções diferentes”. O hair stylist explica que é preciso respeitar e entender o momento de cada uma para achar a imagem ideal.

Parceria para construir uma nova imagem

Outro ponto importante do visagismo é a conexão criada entre profissional e cliente, que constroem o novo estilo juntos. É preciso ter cuidado ao ouvir as expectativas da cliente, percebendo suas emoções e seus desejos implícitos. “Há mensagens que são ouvidas sem palavras. O olhar diz muito, tanto no brilho, como quando está ofuscado”, revela Bessa.

O respeito e a confiança que nascem dessa relação contribuem para o autoconhecimento da cliente, que começa a ter mais consciência do que tem que fazer e o que precisa mudar. É importante que as decisões sejam tomadas em conjunto e que não sejam imposições externas, como a moda ou as tendências. “O momento que a cliente está vivendo é dela, e não meu”, reforça o especialista. E conclui: “É incrível ver as pessoas descobrindo algo novo sobre si mesmas”.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: