Chegou a primavera, a época mais florida do ano. E, com ela, a grande vontade se vestir com as tendências da estação. Mas, até mesmo esse momento requer planejamento financeiro, pois uma simples compra pode representar prazer e também gastos desnecessários.

Com as tendências da primavera por todos os lados, confira estas dicas e veja formas de economizar e não sabotar o seu orçamento.

Uma mulher com mais de 60 anos sorri com sua sacola de compras. Imagem ilustra a matéria sobre como economizar roupas na primavera.

Crédito: Uma mulher com mais de 60 anos sorri com sua sacola de compras. Por Syda Productions/shutterstock

Saiba como economizar com roupas na primavera

Não siga as tendências

As roupas da estação e os modelos que entram em tendência costumam ser mais caros e, por isso, caso tenha interesse em um tipo específico, aguarde até que saia de moda.

Caso goste de uma peça que é tendência de verão, espere para comprar no inverno ou outono. Certamente os preços estarão muito mais acessíveis.

Compre o que realmente for útil

A compra de roupas, quando feitas com bastante consciência e de forma inteligente, nos proporcionam peças úteis, com diversas funcionalidades e que serão usadas por muito tempo. Por isso, escolha itens que são peças-chave para o seu cotidiano.

Procure promoções em lojas físicas e online

Gosta de lojas físicas? Então procure as araras com peças promocionais e garimpe os melhores itens com os maiores descontos. A estratégia pode ser um pouco demorada, mas é uma excelente forma de garantir muito mais economia.

Duas pessoas caminham no shopping com uma sacola de compras. Imagem ilustra a matéria sobre como economizar com roupas na primavera.

Crédito: Duas pessoas caminham no shopping com uma sacola de compras. A Lot Of People/shutterstock

Se o seu maior foco são as lojas on-line, cadastre-se nos sites nos quais você mais tem interesse e acompanhe os preços.

Por meio do seu cadastro, a loja irá enviar e-mails com diversas promoções ativas. Tenha um pouco de paciência e siga monitorando até encontrar os melhores descontos.

Aproveite e confira também dicas de como comprar na internet com mais facilidade e muito mais economia.

Compra por impulso? Nem pensar

Viu uma peça de roupa de promoção? Tenha calma. Analise se o desconto é real e compare com outras lojas. Se a peça que gostou não estiver com desconto, aguarde e siga as dicas anteriores.

Pense sempre no seu planejamento financeiro antes de sair comprando por impulso.

Faça listas

Antes de sair de casa para comprar roupas, olhe para o seu guarda-roupa e analise o que precisa. Monte uma lista e procure pelos itens que fazem falta e dos quais realmente necessita.

Aproveite esse momento também para observar as coisas que não usa mais e doe as suas roupas. Aprender a desapegar também é uma forma de fazer escolhas inteligentes.

Se possível, não compre

Sabemos o quanto é difícil resistir a uma roupa bonita e que é a nossa cara, mas você realmente precisa e vai usar essa peça ou apenas está quer comprar porque gostou? Sempre faça esta pergunta e pense na resposta com sinceridade.

Dependendo das suas reais intenções com esta aquisição, escolha não comprar e espere por algo que seja realmente funcional para os seus dias.


Se quiser ajuda para se planejar nesta nova estação e não gastar mais do que o previsto, baixe gratuitamente nossa planilha de planejamento financeiro.


Planilha de Planejamento Financeiro

Preocupado com as contas ao final do mês? Baixe a planilha GRATUITA de planejamento financeiro e fuja do vermelho!

Livro

Leia também:

Compras on-line: confira 10 dicas para você economizar

Planejamento financeiro: confira passo a passo para você construir o seu

Autossabotagem financeira: 5 atitudes que atrapalham o seu crescimento

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: