Oleosidade cutânea, poluição e excesso de maquiagem são alguns dos problemas mais frequentemente enfrentados por mulheres que querem ter uma pele do rosto sempre bonita e saudável. Afinal de contas, a face é a parte do nosso corpo que fica mais exposta ao sol e o nosso cartão de visita. Por isso, especialistas ensinam que os cuidados devem começar desde cedo, com procedimentos diários e produtos específicos para cada tipo de pele.

“O correto é realizar a higienização duas vezes ao dia, principalmente à noite para retirada de todo o acúmulo de impurezas captadas ao longo do dia e dos restos de maquiagem”, explica Fernanda Orioli, dermatologista da Clínica de Beleza Full Time, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro.

Ela classifica como imprescindível o uso de hidratantes e protetores solares diariamente, sempre adequados a cada tipo de pele e reaplicados conforme orientação médica, a fim de prevenir problemas como envelhecimento precoce, manchas, rugas, desidratação e principalmente os cânceres de pele.


A fisioterapeuta dermatofuncional Janinne Rommar acrescenta: “o uso de protetor solar deve acontecer não somente em dias de sol, mas também em dias nublados ou de chuva, porque continuamos sendo bombardeados pelos raios solares nocivos à pele”.

Considerado o maior órgão do corpo humano, a pele contém milhares de terminações nervosas sensitivas e apresenta diversas e importantes funções como barreira imunológica, física e química, além da regulação da temperatura somática e da reserva de nutrientes.

Fernanda conta que, após os 50 anos, a renovação celular e a produção de colágeno entram em um declínio significativo, com efeitos mais acentuados em média a cada cinco anos. Outros problemas que frequentemente ocorrem em mulheres a partir dessa idade são o remodelamento ósseo da face e a perda de gordura pós-menopausa, o que aumenta a busca por procedimentos estéticos.

“Nesses casos, além dos cuidados já mencionados, são necessários outros procedimentos médicos dermatológicos como reposição do volume perdido e estimulação da produção de colágeno para uma melhora do viço da pele, o que é feito com lasers, preenchimentos, toxina botulínica, peelings químicos, IPC, ILP etc.”, destaca a dermatologista.

Para uma melhor higienização da pele do rosto

Janinne orienta que o rosto seja sempre higienizado com um sabonete apropriado ao seu tipo de pele, que deverá ser prescrito por um especialista. O uso de um produto esfoliante também é indicado, no máximo uma vez por semana para evitar o ressecamento da pele e a perda da proteção natural. Além, é claro, do uso de filtro solar de 3 em 3 horas.

“Muitas vezes, para se livrar de uma espinha ou de um cravo, as mulheres espremem o local de qualquer jeito, sem a higienização e os cuidados adequados”, alerta a fisioterapeuta. “Para esses casos, o indicado é procurar um profissional especializado para evitar o surgimento de manchas escuras na pele, as chamadas hipercrômicas”.

Ela lembra que o uso de cosméticos inapropriados para determinados tipos de pele também é um erro bastante comum que pode trazer problemas como aumento da oleosidade e o surgimento de acne.

A dermatologista Fernanda chama a atenção para o uso de medicamentos vencidos que ficam esquecidos nas gavetas de remédios desde a última consulta. “Além de não surtir o efeito esperado, também pode prejudicar o tratamento”, afirma.

Para ela, é muito importante que, de tempos em tempos, as pessoas realizem uma verificação completa nas gavetas de remédio e prateleiras de cosméticos, separando os vencidos, os que estão prestes a vencer e os que ainda podem ser usados sem riscos.

Passo a passo

  1. Pela manhã, molhe o rosto abundantemente com água morna ou fria, esfregando suavemente um sabonete específico para o seu tipo de pele;
  2. Enxague bem para retirar todo o sabonete e seque levemente com uma toalha;
  3. Com o auxílio de um algodão ou gaze, aplique um tônico facial;
  4. Em seguida, utilize um creme hidratante específico para o seu tipo de pele;
  5. Por último, passe o protetor solar, ação que deve ser repetida ao longo do dia, de 3 em 3 horas;
  6. Repita todo o procedimento à noite.

Leia também

Excesso de pelos no rosto feminino? Saiba como tratar o problema

Dez receitas para você se livrar definitivamente das olheiras

Compartilhe com seus amigos