Não é novidade para ninguém que as estrias e celulites causam grande impacto na autoestima das mulheres. Os furinhos indesejados, provocados pelo acúmulo de gordura em determinadas partes do corpo, deixam a pele com um aspecto enrugado e ondulado, fazendo com que mulheres de todas as idades se sintam inseguras com os seus corpos. 

As celulites são caracterizadas pelo aspecto ondulado da pele em certas partes do corpo. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, o problema afeta aproximadamente 95% das mulheres após a puberdade, de todas as etnias, apesar de ser mais comum entre as de pele branca.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Já as estrias são marcas lineares na pele que se formam quando há uma ruptura das fibras de colágeno e elastina, que são responsáveis pela sustentação e elasticidade da cútis. Essas lesões podem ocorrer por causa de um aumento repentino de peso, crescimento rápido na adolescência, alterações hormonais, aplicação de implantes mamários e uso de corticoides.

Tipos de estrias 

A coordenadora do Departamento de Laser e Tecnologias da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), Taciana Dal’ Forno, explica que as estrias podem ser marcadas pela cor rosa, roxa ou branca.

As róseas indica que a pele sofreu um rompimento recente e que ainda há um fluxo sanguíneo no local. Essas lesões ainda podem ser tratadas, uma vez que elas possuem grande capacidade de regeneração.

 “Elas permanecem róseas por até 6 meses, até que, progressivamente, vão se tornando esbranquiçadas”, garante a dermatologista. Ao chegar nessa última fase, as marcas tornam-se irreversíveis. Para esses casos, não existe nenhum tratamento que faça a pele se regenerar por completo.

“Os tratamentos apenas visam melhorar o aspecto das lesões, estimulando a formação de tecido de colágeno subjacente e tornando-as mais semelhantes à pele ao redor”, conclui.

Tratamentos para estrias e celulites

Para tratar estrias e celulites, além do uso de procedimentos dermatológicos, é preciso também uma profunda mudança de hábitos. É necessário, por exemplo, reduzir o consumo de açúcar e gorduras, beber bastante água e praticar atividades físicas. 

Quanto aos tratamentos feitos com acompanhamento médico para amenizar as estrias, pode-se destacar o uso da radiofrequência, microagulhamento, microdermoabrasão, cremes com ácidos retinóico, ácido glicólico ou vitamina C. Já para tratar as celulites, os procedimentos que apresentam os melhores resultados são as técnicas da radiofrequência invasiva, subcisão e o uso de ácido poliláctico.

Remédios caseiros funcionam?

Taciana alerta que não há estudos científicos que comprovem a verdadeira eficácia de tratamentos caseiros, como a borra de café. Em contrapartida, a especialista afirma que tanto o uso do gel de babosa quanto a aplicação de hidratantes na pele podem ajudar a prevenir as estrias e celulites, já que ambos atuam retendo a umidade do corpo.

Por outro lado, a médica adverte que aplicar suco de limão sobre as lesões pode ser uma prática prejudicial à saúde da pele. “Essa técnica pode causar queimaduras e manchas de difícil tratamento, principalmente se as regiões da aplicação forem expostas ao sol”, conclui.

4 passos para evitar estrias e celulites 

Faça exercícios aeróbicos 

Reserve um tempo para fazer atividades aeróbicas como corrida, natação e bicicleta.  Além de acelerar o metabolismo do organismo, elas são excelentes aliadas para melhorar a circulação sanguínea e diminuir a retenção de líquidos, fatores importantes para combater as lesões.

Mantenha o corpo hidratado 

Além de manter a hidratação do organismo, beber uma grande quantidade de água diariamente melhora a circulação sanguínea e evita a formação das temidas estrias e celulites. Embora muitos digam que devemos beber 2 litros de água por dia, a verdade é que a quantidade ideal varia muito.

estrias e celulites

Crédito: Love The Wind/Shutterstock 

Para calcular a dose correta, é preciso multiplicar 35 ml pelo peso corporal de cada indivíduo. Por exemplo, uma pessoa de 80 kg deve ingerir, no mínimo, 2,8 litros de água por dia.

Cuidado com dietas rigorosas

Geralmente, o efeito sanfona ocorre quando o indivíduo decide fazer uma dieta de valor calórico extremamente baixo para emagrecer. No entanto, como é muito difícil sustentar esse regime durante muito tempo, devido à falta de nutrientes, esse mesmo individuo acaba comendo o dobro para saciar a fome exacerbada que criou e logo depois ganha peso rapidamente.

“Essa variação grande de peso pode fazer com que ocorra o surgimento de estrias, provocando também o agravamento da flacidez”, afirma a especialista. Por isso, o controle do peso é tão importante para prevenir o problema.          

Tenha uma alimentação equilibrada 

O consumo exagerado de alimentos com alto índice glicêmico e elevado teor de sódio pode causar retenção hídrica, alterações circulatórias e hormonais, provocando também estrias e celulites. Por isso, deve-se evitar alimentos gordurosos, principalmente aqueles das redes de fast food.

Por outro lado, uma dieta saudável repleta de frutas, cereais integrais, verduras, legumes, leite e carnes magras é capaz de suprir todas necessidades do corpo e prevenir o surgimento das estrias e celulites.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: