Como qualquer outra parte do seu corpo, o cabelo envelhece também. O sinal mais óbvio é a coloração e o surgimento dos fios brancos. Mas existem outros.

“Nosso metabolismo desacelera com a idade, levando a um estresse oxidativo do organismo. O resultado deste processo nos cabelos se traduz por fios mais finos, opacos e quebradiços”, esclarece Erick Omar, dermatologista especializado em tricologia (estudo de doenças do couro cabeludo).


Notícias, matérias e entrevistas sobre tudo o que você precisa saber. Clique aqui e participe do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Essas mudanças são um resultado de uma somatória de “elementos genéticos e ambientais que influenciam as células do folículo piloso, especificamente as células-tronco do folículo piloso e melanócitos”, detalha a também dermatologista Simone Neri.

Omar diz que agentes externos como poluição, cigarro, exposição ao sol, uso frequente de secador e chapinha e tratamentos químicos em excesso contribuem para o envelhecimento precoce dos fios.

Como manter os fios saudáveis quando o cabelo envelhece

Alimentação

Manter os fios saudáveis exige alterações no cardápio. O ideal, segundo Neri, é incluir carne, peixe, leite, ovos e iogurte, que são alimentos ricos em proteína e colaboram para que os cabelos cresçam mais fortes e bonitos. “Já os frutos do mar são alimentos ricos em zinco, que estimulam a produção de elastina e colágeno, trazendo resistência aos fios.”

cabelo envelheceFoto: Alexander Raths/Shutterstock 

Alimentos como castanhas, nozes e amêndoas, que são ricas em vitamina E e selênio, são antioxidantes. A dermatologista explica que o consumo ajuda a manter a pele saudável e a haste capilar mais bonita.

Nutricosméticos

Omar diz que uma opção para tratar o envelhecimento dos cabelos são os nutricosméticos.  Tratam-se de “cápsulas de nutrientes (vitaminas, minerais, aminoácidos, fitoterápicos ou compostos bioativos de origem vegetal), que trazem doses acima da ingestão diária recomendada”.

É bom olhar a fórmula antes de comprar. “Aqueles indicados para a manutenção dos cabelos saudáveis geralmente contêm vitamina biotina, zinco, ferro e antioxidantes”, orienta.

Produtos anti-idade

“Existem muitos estudos na área de cosmética capilar, e o que vem demonstrando melhores resultados são os produtos anti-idade, que restauram e reestruturam os fios”, destaca Neri. Ela conta que produtos que promovam uma melhora da densidade, da textura e do brilho dos fios resultam num cabelo mais jovem.

Há xampus, condicionadores, máscaras anti-idade e finalizadores com ingredientes como aminoácidos, vitaminas e lipídeos que reconstroem os fios. Outro recurso são os tônicos, que melhoram a saúde do bulbo capilar, promovendo um aumento da densidade capilar.

Omar faz um alerta sobre a frequência de uso. “Esses produtos possuem especialmente antioxidantes, proteínas e hidratantes capazes de penetrar na fibra capilar. O ideal é usá-los uma vez a cada 15 dias, pois o uso frequente pode deixar o cabelo pesado, oleoso e sem vida.”

Tratamentos

“Apesar desta progressão inevitável com o envelhecimento, existe uma série de tratamentos”, destaca a médica. Há, entre eles, a terapia de luz e os fármacos, como o minoxidil e a finasterida, que foram concebidos para atenuar os efeitos do envelhecimento e principalmente das alopecias (perda dos fios).

A médica conta que, “dentre os tratamentos existentes, um deles vem se destacando e se mostrando bastante eficaz e satisfatório, chamado de M.M.P. capilar”. No procedimento, são usadas microagulhas para fazer a infusão de medicamentos na pele, que podem ser, por exemplo, bloqueadores hormonais, minoxidil e pool de vitaminas e fatores de crescimento. Aliado a esse tratamento, completa ela, “podem ser usados terapias de luz, como os leds de baixa frequência”.

O que evitar se o cabelo envelhece

Alimentação restritiva 

Neri afirmam que o mais importante, quando se fala em saúde dos fios, é a alimentação. Por isso, pessoas com dietas restritivas, como veganos, devem fazer acompanhamento com nutricionista e, se for necessário, fazer suplementação.

Químicas

Se a decisão é a de não abandonar processos químicos, como descoloração e tintura, que ressecam os fios, é importante buscar uma boa hidratação. 

Bonés

Omar diz que disfunções no couro cabeludo e doenças como a dermatite seborreica levam a uma microinflamação dos folículos, prejudicando a formação do cabelo sadio. “Para prevenir que isso aconteça, evite o uso de bonés e/ou apliques e lave o couro cabeludo com frequência com xampus adequados para seu tipo de cabelo.”

Ajuda médica

Um ser humano tem em média 5 milhões de folículos pilosos no corpo; no couro cabeludo, são cerca de 100 mil fios de cabelo, segundo Neri. “A troca diária de fios é em torno de 1% da quantidade total. Portanto, a queda de até 100 fios de cabelo por dia pode ser considerada normal.” 

Omar acrescenta que, até perceber a queda dos fios, a pessoa já perdeu de 30% a 50% dos cabelos. Portanto, é preciso acompanhar se há variação na espessura e no volume.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: