Pode ser aos 30, 40 ou 50 anos. Uma hora ou outra, não tem como evitar os branquinhos, e a canície (perda do pigmento dos fios do cabelo) chega para ficar. Essa descoloração acontece quando as células produtoras de melanina, os melanócitos, começam a morrer – e isso nem sempre tem a ver com a idade, já que é um processo determinado pela hereditariedade.
Mas é possível passar por essa mudança sem crise, aproveitando, inclusive, para valorizar a aparência, já que o visual grisalho, muitas vezes, está associado à imagem de alguém experiente, interessante e atraente. O mais importante, ensina a dermatologista Karen Vargas Lutfi Rebechi, é redobrar os cuidados com os cabelos, que inevitavelmente ficarão mais secos.

Estresse é um vilão

“A causa dos cabelos brancos é totalmente natural e eles são inevitáveis”, diz a especialista. Mas outro vilão é o estresse. “Embora não existam evidências científicas que comprovem que ele, isoladamente, leve ao aparecimento de fios brancos, pesquisas atuais divulgam um aumento significativo dessa característica em pessoas que passaram por fortes emoções.”

Atenção aos nutrientes

Algumas doenças hormonais e deficiências nutricionais, como a carência de ácido fólico e vitamina B12, levam à despigmentação precoce dos fios, bem como a baixa ingestão de minerais, como cobre, manganês e zinco, entre outros.

“Ou seja, uma dieta equilibrada e a adoção de hábitos de vida mais saudáveis certamente ajudarão a preservar o bom funcionamento do organismo e, consequentemente, a reduzir a velocidade do declínio de suas funções, como a produção de melanina.”

Cuidado com as tinturas

“Uma vez instalada a canície, não tem volta”, afirma a dermatologista. Para quem não quer tingi-los, os salões de cabeleireiros dispõem diversas técnicas, inclusive tonalizantes. Mas, antes de colorir os fios, “é imprescindível prestar atenção à qualidade do produto” que será usado.

“Vale lembrar que, com o passar do tempo, a pele vai perdendo sua lubrificação natural e isso se reflete nos cabelos, que podem ficar mais ressecados. Os fios brancos tingidos exigem tratamento diário específico para prolongar a coloração”, finaliza.


Compartilhe com seus amigos