Se chegar aos 70 anos de vida já significa uma conquista da longevidade, quem dirá chegar aos 70 anos ocupando o mesmo cargo? Pois é, um feito para poucos. E é assim que a Rainha Elizabeth II começa junho: comemorando seus 70 anos de reinado.

As celebrações do Jubileu de Platina da monarca começaram na manhã desta quinta-feira, 2, em Londres. Milhares de pessoas se reuniram nos arredores do Palácio de Buckingham, em Londres (Inglaterra), para acompanhar a festividade, que tem mais de 200 mil eventos planejados até o próximo domingo, 5. 

"Espero que os próximos dias sejam uma oportunidade para refletir sobre tudo o que foi conquistado durante os últimos 70 anos, enquanto olhamos para o futuro com confiança e entusiasmo", afirmou a rainha em mensagem divulgada antes da celebração.

Aos 96 anos, a Rainha Elizabeth II é um símbolo de longevidade em todo o mundo e é a monarca a ocupar por mais tempo o trono britânico. Além da Inglaterra, outros lugares também celebram o seu Jubileu de Platina. Do Vaticano, o Papa Francisco a parabenizou e desejou "unidade, prosperidade e paz" à sua família.

Mas qual é o segredo por trás da longevidade da Rainha Elizabeth II? 

"Long Live the Queen: 23 Rules for Living from Britain's Longest Reigning Monarch" (Vida Longa à Rainha: 23 regras para viver da mais antiga rainha da Grã-Bretanha, em livre tradução para o português) é um livro escrito pelo autor Bryan Kozlowski e traz alguns dos melhores hábitos adotados pela monarca para chegar com tanta vivacidade aos 96 anos, “apesar de décadas de pressões incalculáveis”.

Quer saber quais são? Veja abaixo os pontos destacados pelo autor em entrevista dada ao site Next Avenue.

Reserve um tempo só para você

Na opinião do autor, das regras adotadas por Elizabeth II, esta é a sua preferida. Todos os dias, a rainha se “presenteia” com um chá da tarde. Segundo Kozlowski, esquecer os problemas e se dedicar exclusivamente a esse momento é um hábito inegociável da monarca.

“Para a rainha, essa é sua hora sagrada de chá às 17h, um intervalo tranquilo em seu dia em que ela deixa de lado todo o trabalho, prepara seu próprio bule de chá e leva tempo para recarregar suas baterias de força de vontade com alguns petiscos delicados da realeza cozinha”, afirma.

Mantenha viva a sua criança interior

Kozlowski conta que, todos os dias, a rainha reserva um tempo para brincar com as mesmas coisas com que brincava quando criança.

“Quando menina, ela passava horas cuidando de seus cavalos de brinquedo ou simplesmente fingindo ser um, uma paixão que gradualmente se transformou, à medida que ela crescia, em montar cavalos de verdade e desenvolver um interesse por criação e corrida”, explica.

Segundo o autor, essa habilidade ajudou a rainha a manter músculos e mente constantemente ativos ao longo dos anos.

Planeje suas rotinas

Assim como na vida profissional de pessoas prósperas, a rainha também tem dias altamente produtivos quando consegue ter o controle de sua rotina. O autor explica que, no início de seu reinado, Elizabeth II adotou uma programação diária que quase não mudou em todos esses anos.

“Ao contrário do pensamento popular, as rotinas na verdade ajudam a liberar o dia da rainha, permitindo-lhe encontrar nichos importantes de tempo para si mesma: momentos tranquilos de descompressão para os quais ela nunca encontraria tempo se não estivessem solidamente incorporados em sua programação. A rainha nos lembra que os limites do nosso dia podem ser, paradoxalmente, muito libertadores”, destaca o escritor.

Trabalhe com prazer

“Ela vem de uma geração que se orgulhava de se definir por seu trabalho e contribuição única para a sociedade, e percebe que alguma forma de trabalho - não importa a idade - é fundamental para uma vida significativa”, declarou Kozlowski. 

Segundo o autor, Elizabeth II costuma dizer que trabalho e vida devem andar juntos e não se pode dividi-los.

Esteja aberto ao novo

Muito cedo, Elizabeth II aprendeu que um dos pontos fortes da Coroa era sua habilidade de se adaptar e evoluir com a mudança dos tempos. Por isso, sempre que esteve frente a mudanças, tenham sido elas políticas, culturais, sociais ou tecnológicas, a monarca buscou algo novo que ela pudesse desfrutar e ter prazer.

“Sempre mudando, sim, mas mudando sem nunca sacrificar a tradição e estabilidade que seus assuntos precisam ver nela - uma caminhada na corda bamba brilhante e difícil. Embora eu ache que ela faz isso tão bem por causa de seu otimismo eterno”, observou Kozlowski.

E para acompanhar a tecnologia, a rainha inaugurou, em 2014, sua conta no Twitter, @ElizabethUKRPG, que já conta com 24,5 mil seguidores.

Imagem do perfil oficial da Rainha Elizabeth II no Twitter.

Viva a vida sem temer a morte

É comum encontrarmos pessoas chocadas com a maneira e a frequência com que a monarca se prepara para a própria morte. Assim como sua mãe, a rainha consorte Isabel Bowes-Lyon, há mais de seis décadas Elizabeth II se senta com assessores para discutir detalhes do seu próprio funeral, reunião que acontece duas vezes por ano.

“Ensaios de morte são uma parte normal da vida real”, esclarece Kozlowski. “E embora isso possa parecer um pouco assustador e macabro para nós (como cultura, nos tornamos incrivelmente bons em evitar nossa própria mortalidade), na verdade é uma chave oculta para sua vida incrivelmente produtiva. Como os maiores filósofos e religiões do mundo insistem, a contemplação rotineira de nossa saída final desta vida é crucial para determinar como queremos viver nela”.

Cuide da mente

Kozlowski afirma que a rainha é uma grande fã de palavras-cruzadas e garante que ela tem sempre uma à mão, dentro da bolsa.

Alguns estudos sugerem que fazer palavras-cruzadas, por exemplo, pode reduzir a probabilidade de se desenvolver doenças, como o Alzheimer.

Cuide do corpo

Além das palavras-cruzadas, há outra coisa da qual a rainha também é fã: sapatos! De acordo com o autor, Elizabeth II gosta de usar sapatos muito confortáveis, sempre com saltos inferiores a 2 ¼ polegadas. Ou seja, sempre na moda, mas sem prejudicar sua saúde física.

Planilha de Realização de Sonhos

Quer comprar uma casa, um carro ou fazer uma viagem inesquecível? Tire seus sonhos do papel com a nossa planilha GRATUITA!

Livro

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: