Aos quatro anos de idade, Giovanna Urban Moisés Ribeiro costumava voltar da escola e fazer um desenho. Depois, o deixava em cima da mesa. Era o mote para que ela e o avô Carlos Felipe Moisés, hoje com 74 anos, começassem um papo que durava muito, muito tempo.

Até que um dia ela disse: “Vovô, se você não existiria, eu também não existirei”. Carlos entendeu a frase não como um erro.  Existir, diz ele, “não tem só que ver com o fato, o caso, de que ela é filha da minha filha, mero condicionamento biológico”. “Tem que ver, também, com o sentido verdadeiro que cada um atribua à existência, dependente do afeto que nos une às pessoas em redor.”

Esse gesto de amor deu origem ao livro "...Eu Também Não Existirei", lançado neste mês pela Editora Salamandra. Voltado ao público infantil, ele traz 22 poemas.

Não é o primeiro livro de Carlos, que é professor universitário, poeta e tem entre suas obras “O Poema e as Máscaras”, “O Desconcerto do Mundo”, “Fernando Pessoa: Almoxarifado de Mitos” e “Poesia e Utopia”, entre outros.

Mas, desta vez, ele teve uma ajuda inesperada: as ilustrações são de Giovanna. O título foi feito a quatro mãos. Mas ele brinca logo no começo: “Desenhos feitos pela Giovanna entre os quatro e os seis anos de idade. O avô, Carlos, fez uns comentários”.

Nos desenhos, ela brinca com formas e cores. Retrata pessoas da família, imagina dinossauros, contorna gatos e cria girassóis.  No mar azul, desenha baleia e peixes. E dá vida a arco-íris diferentes.

Em sua apresentação, ela, que hoje passou dos dez anos de idade, explica:  “O vovô Carlos é o avô que eu sempre quis ter. Ele é um dos meus melhores amigos: sabe brincar, desenhar, cantar, rolar no chão... E faz um sanduichinho de queijo derretido, com gosto de pizza, que é uma delicia”.

E, já que a obra começou em família, terminou em família também. A foto de Carlos foi feita pela “Vó Dida”. A de Giovanna, pelo avô.

livro Reprodução da capa de ..."Eu Também Não Existirei"; Crédito: divulgação.

SERVIÇO

"...Eu Também Não Existirei"

Autores: Carlos Felipe Moisés e Giovana Urban Moisés Ribeiro
Editora: Salamandra
Preço: R$ 42

Compartilhe com seus amigos