Sinceramente eu não me vejo vivendo sem celular. Tem gente da minha idade que parou no tempo e nem o computador sabe ligar. E, apesar de super conectada, eu ainda resisto em tirar o celular da bolsa num encontro bom entre amigos, até que chega aquela fatídica hora do registro da noite. Afinal de contas, que graça tem noitada sem selfie e evento sem postagem?

Tem gente que posta tudo em suas redes sociais e, pasme, eu já vi numa rede social uma foto de um fulano num velório!!!!

Como “influenciadora digital”, não sou diferente, estou sempre pensando como será a próxima postagem, como abordar o assunto x ou y, como fazer para mais e mais gente conhecer minhas redes e principalmente o meu canal.

Tirem-me tudo, menos o celular e o wi fi!

Mas falando em conexão e em redes sociais, você já percebeu como as pessoas são felizes nas redes sociais, como tem “festa no outro apartamento” todos os dias? Sem falar dos entendidos, todo mundo virou entendedor de tudo. Junto com tudo isso, a intolerância tomou conta dessas mesmas redes onde todo mundo faz festa todos os dias e entende de tudo o tempo todo.

Mas acredito que o mais legal e também o mais perigoso de toda essa modernidade é a rapidez que uma informação atinge a um número grande de pessoas em um único dia e como notícias “viralizam” na internet em questão de horas.

O problema é que muitas dessas notícias são fakes, as tão faladas fake news, notícias falsas que além de mentirosas fomentam a intolerância, a raiva coletiva e podem prejudicar muita gente e muitas causas.

Se você tem aquele amigo que repassa aquele montão de links pelo whatssap, muitos com teorias da conspiração, cura do câncer e a morte do Sylvester Stallone, desconfie.

Aí vão 5 dicas de como checar se uma notícia é falsa:

1 - Leia a mensagem completa: mensagens falsas geralmente têm poucos detalhes, um texto vago e genérico, repleto de adjetivos e trechos em maiúsculas, que termina com um acontecimento trágico/dramático e muitos erros de português.

2 - Confira quando o tal fato ocorreu: boatos não costumam ter a data de quando o pretenso fato aconteceu e, por isso, eles costumam ter vida longa, já que podem circular eternamente. Há também quem divulgue notícias reais, mas que aconteceram há anos e hoje não fazem mais sentido.

3. Pesquise no Google: se não houver nenhum site jornalístico confiável falando sobre o tema, evite compartilhar a informação.

4. Quem falou? Quem é a fonte da mensagem? Boatos nem sempre citam quem é o autor da informação e, às vezes, mencionam alguma fonte conhecida, mas não incluem links que confirmem isso.

5. Veja se uma foto é real: se você desconfiar da veracidade de alguma foto, procure observá-la bem e reconhecer se houve alguma alteração. Fique atento: a internet está repleta de montagens falsas.

E na dúvida, NÃO COMPARTILHE!

Você pode não ter se dado conta, mas também é responsável pelo que andam falando por aí.

Wi Fi é uma abreviação de “Wireless Fidelity”, que significa fidelidade sem fio, em português. Wi-fi, ou wireless é uma tecnologia de comunicação que não faz uso de cabos, e geralmente é transmitida através de frequências de rádio, infravermelhos etc. 

Rede social - O termo rede social é uma aplicação da web cuja finalidade é relacionar as pessoas.

Influenciador digital são pessoas, personagens ou grupos que se popularizam em redes sociais.

“Festa no outro apartamento” - Menção a música de Marina Lima e Antonio Cícero

Significado de viralizar- Termo usual da internet que designa a ação de fazer com que algo se espalhe rapidamente.

Fake news - O termo fake news é usado para se referir a notícias falsas ou imprecisas que são publicadas, majoritariamente, na Internet.

Dicas retiradas do https://catracalivre.com.br/geral/cidadania/indicacao/como-saber-se-noticia-e-real-ou-um-boato/

Compartilhe com seus amigos