Sabe aquele garçom tão boa-praça que, mesmo que ele traga um prato que não foi pedido, você não ficará bravo? Pois, em um estabelecimento de Tóquio, no Japão, o engano nas refeições servidas é praticamente uma premissa.

Mas os clientes não se importam muito com isso: mesmo que comam algo que não escolheram, será por uma boa causa – manter em plena atividade os garçons do Restaurante dos Pedidos Errados (The Restaurant of Order Mistakes), uma vez que eles sofrem de demência e Alzheimer.

Restaurante dos Pedidos Errados No restaurante, o bom humor é oferta da casa; crédito: Reprodução/Yahoo

Oferecer uma boa comida, no caso, não é o único propósito da casa, que operou em formato pop-up, ou temporário, entre 2 e 4 de junho, no distrito de Toyosu, e estará de portas abertas novamente no Dia Mundial do Alzheimer, em 21 de setembro.

Restaurante dos Pedidos Errados Clientes elogiam os pratos, mesmo que não tenham sido o que pediram; crédito: Reprodução/Yahoo

A ideia dos fundadores, entre os quais estão os donos da Maggie’s em Tóquio (http://maggiestokyo.org/) – organização britânica que presta apoio a pacientes com câncer, seus familiares e amigos –, é promover a inclusão social dessas pessoas mais velhas que lutam contra a perda da memória e da capacidade cognitiva.

E não só mostrando que elas podem ser produtivas, mesmo com as dificuldades que enfrentam: o aprendizado lúdico dos clientes do restaurante vai além dessa conclusão.

Restaurante dos Pedidos Errados Pratos servidos no restaurante japonês; crédito: Mizuho Kudo

No contexto das trocas de pedidos esperadas – e de esquecimentos outros, como de bebidas e sobremesas –, a lição é ter paciência e boa vontade com esses idosos. Afinal, os erros que cometem não se devem a qualquer tipo de má-fé ou falta de treinamento, mas sim a um problema de saúde cada vez mais comum em uma sociedade que vê crescer o tempo de expectativa de vida de seus integrantes.

Pelo que se percebeu nos dias de funcionamento do lugar, a iniciativa foi um sucesso: o bom humor predominou entre funcionários e clientes. O melhor exemplo disso é o que a blogueira de gastronomia Mizuho Kudo (http://mizuhokudo.com/) tuitou sobre sua ida ao restaurante: disse que, embora tenha pedido hambúrguer e lhe serviram guioza, a comida estava deliciosa e ela se divertiu bastante. O tuíte de Mizuho (https://twitter.com/mimimizuho/status/871222672566267905) teve mais de 160 mil curtidas.

Restaurante dos Pedidos Errados A proposta do restaurante é servir boa comida com inclusão; crédito: Mizuho Kudo

Dois lados do balcão

O nome do estabelecimento foi inspirado no título do livro “The Restaurant of Many Orders” (O Restaurante de Muitos Pedidos), de Kenji Miyazawa. Trata-se de uma fábula para crianças que também se presta a um ensinamento de respeito – para com os animais, no caso.

A história fala de dois caçadores que encontram na mata um restaurante que supõem ter um cardápio bastante variado. Descobrirão, no entanto, que eles é que deverão ser o prato principal de outras espécies.

É um princípio parecido ao Restaurante de Pedidos Errados: não se pode esquecer que todos envelhecem – e que é preciso lidar com as questões ligadas a esse processo. A ação coloca a sociedade dos “dois lados do balcão” no que diz respeito a ações de inclusão: elas beneficiam não somente alguns, mas todos os indivíduos.

Compartilhe com seus amigos