Nosso “parabéns” hoje vai para o mestre Martinho da Vila, que completa 80 anos de muito samba e sucesso.

Nascido Martinho José Ferreira, em 1938, no município de Duas Barras, no norte Fluminense, filho de lavradores da Fazenda do Cedro Grande, mudou-se com a família para o Rio aos quatro anos de idade. Trabalhou como auxiliar de químico industrial e foi sargento burocrata do Exército Brasileiro, escrevente e contador. Mas deu baixa do exército em 1970 decidido a seguir um sonho: tornar-se cantor profissional.

Três anos antes, Martinho já havia se tornado conhecido do grande público ao participar do III Festival da Record concorrendo com a canção “Menina Flor”. No ano seguinte, na quarta edição do mesmo festival, conheceu o sucesso com um de seus clássicos “Casa de Bamba”.

O primeiro álbum veio em 1969 com o título “Martinho da Vila” apresentando as canções "O Pequeno Burguês", "Quem é Do Mar Não Enjoa", "Prá Que Dinheiro", "Brasil Mulato", "Amor Pra que Nasceu" e "Tom Maior", além da já conhecida “Casa de Bamba”.

Logo se tornou um dos artistas mais respeitados da música brasileira, sendo o segundo sambista a ultrapassar a marca de um milhão de cópias vendidas com o CD “Tá delícia, tá gostoso”, de 1995.

O ano só começa depois do carnaval. Então que tal pensar numa recolocação profissional? Clique aqui e conheça as iniciativas do Instituto de Longevidade.

Juntamente com seus 80 anos, Martinho também comemora meio século de carreira lançando o álbum “Alô Vila Isabeeee!!!”, com canções que contam a história da Unidos de Vila Isabel, sua escola de coração. O álbum conta com participações especiais das filhas Mart’nália e Maíra Freitas, entre outros nomes marcantes. O lançamento é hoje, em pleno Sambódromo durante o desfile da Vila Isabel, pra comemorar em grande estilo ao seu octogésimo aniversário.

Na última sexta (9), no primeiro dia de desfiles das escolas do Grupo Especial de São Paulo, a Unidos do Peruche defendeu o campeonato com um enredo em homenagem aos 80 anos de Martinho.

“Vai ter quizomba e axé

Peruche é samba no pé, é tradição

Celeiro de bambas

Oitenta fevereiros a cantar

Deixa a tristeza pra lá...”

O batuque na telinha

Lançado em 2015, o documentário “O Samba”, do francês Georges Gachot, chega agora às lojas em formato de DVD. Na obra, Martinho é um apresentador que convida o público para uma viagem musical sobre o samba em suas múltiplas vertentes.

Vale a pena conferir!

O bacharel do samba

Cantor, compositor, poeta, escritor. E agora, futuro diplomata do samba! Aluno do 6º período no curso de Relações Internacionais de uma universidade particular na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, Martinho revela que escolheu o curso de RI por causa do seu trabalho como embaixador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Os professores elogiam o aluno, que se destaca por ser extremamente dedicado e inteligente. Em entrevista ao jornal Extra, de 2017, o cantor se declarou feliz porque sua atitude de voltar a estudar estava servindo de exemplo para que outras pessoas retornassem às salas de aula.

"Várias pessoas de uma certa idade, até de 50 anos, que tinham vontade de fazer um curso superior, mas que não tinham muita coragem, chegam e falam que foram incentivados por mim a estudar. E isso é bacana. Conhecimento nunca é demais", declarou o poeta.

Leia também

Filhos e netos de aluguel oferecem serviço de acompanhante a idosos

Revelar a idade deixou de ser problema, mostra pesquisa

Compartilhe com seus amigos