Recomeçar pode parecer um desafio, mas também pode ser um caminho pleno de recompensas, não importa a sua idade. Esta foi uma das lições deixadas por Salvador Cordovil, um dos grandes vencedores do MasterChef Brasil em 2020. 

Retomando o seu formato original, com um vencedor por temporada, o MasterChef está de volta em 2021 com novas emoções e pratos inusitados a serem preparados pelos competidores. Mesmo assim, permanece o legado de Salvador: nunca é tarde para correr atrás dos seus sonhos. 

Cozinhando em frente e atrás das câmeras

Vencedor do 10º episódio do MasterChef Brasil 2020, Salvador Cordovil segue sendo uma inspiração para muitos brasileiros. Aos 58 anos, se redescobriu na cozinha após perder o emprego como administrador de empresas em função da pandemia do novo coronavírus.

Apesar de já ter bastante experiência com o fogão de casa, a pressão de cozinhar em frente às câmeras e com tempo cronometrado foi um grande obstáculo. “Meu maior desafio sempre foi o desconhecido e lutar contra o tempo elaborando pratos que talvez eu não conhecesse”, contou Salvador. O mais importante, para ele, era conseguir se superar a cada novo passo.

No início, o ex-administrador até pensou em desistir, mas conseguiu seguir em frente graças ao apoio da família. “Foi o maior desafio que já enfrentei e foi uma das minhas maiores emoções vencer e dar um exemplo a todos”. 

E que exemplo! Mesmo desempregado, Salvador não pensou duas vezes e doou todo o dinheiro do prêmio para uma instituição de caridade. 

O MasterChef Brasil foi apenas o começo do sonho de Salvador

Agora, se prepara para seguir um novo caminho em sua vida: começar a faculdade de Gastronomia. E, aos 58 anos de idade, não nega o que sente de verdade: “Um adolescente com muita experiência de vida e seguro para encarar desafios. Já sou graduado em Administração de Empresas há mais de 35 anos e vou iniciar uma nova faculdade. Quer mais?”.

Até pouco tempo atrás, Salvador também acreditava que já não teria novas possibilidades em sua vida por causa da idade. No entanto, percebeu que a história poderia ser outra - e que só dependia dele. 

“Com certeza eu também tinha um pensamento de que o tempo tinha passado pra mim. Mas com coragem saí da minha zona de conforto, encarei os desafios que a vida me apresentou e fui em busca de ser feliz e de me sentir realizado”.

masterchef brasilCrédito: Divulgação

Hoje, o que mais o inspira é poder mostrar a todos que cozinhar não é um bicho de sete cabeças. “Basta ter carinho e amor em tudo que se faz”, reflete. 

E carinho e amor são duas coisas que Salvador tem de sobra quando entra na cozinha, principalmente na hora de preparar o seu prato preferido: a feijoada que aprendeu com a avó.

Aos 58 anos, Salvador mudou de vida e começou a correr atrás de seus sonhos. E isso é uma possibilidade para todo mundo. Conheça os mais de 300 cursos gratuitos oferecidos pelo Instituto de Longevidade MAG e conquiste a carreira de sua vida.


Leia também:

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: