Essa maluquice de escrever sobre isso surgiu na minha cabeça depois de assistir o espetáculo musical Forever Yong e perceber que na verdade nosso corpo envelhece, nosso cabelo embranquece, o corpo muda, a gente às vezes se torna repetitivo, tem uma maniazinha aqui e ali, as pernas doem e o corpo já não tem as mesmas respostas. Mas será que apenas essas características definem se uma pessoa é jovem ou velha?

Entendo que ser jovem é um estado de espírito. Quantos “jovens” que você conhece são muito velhos e quantos “velhos” que você conhece são extremamente jovens?

Vivemos uma vida de estereótipos onde jovens são barulhentos, impetuosos, bonitos, dispostos, desprovidos de preconceitos entre outras tantas coisas que eu poderia colocar aqui e velhos o oposto de tudo isso.

Será mesmo isso verdade?

Minha mãe tem 77 anos e eu converso muito com ela e percebo o quanto ser velha para ela é penoso e como tem sido duro para ela ter ficado velha e ter tido a sensação de não ter feito nada. Parece até que ela nunca foi jovem e que estar velha significa ser ninguém ou alguém sem importância.

Na contramão disso, meu maior desejo é ficar velha e convencê-la de como isso pode ser bom.

O que envelhece é o nosso corpo e o que nos torna velhos é como a gente decide viver quando o corpo envelhece.

Quando descobri o câncer tive medo, tive medo de não ouvir mais as músicas que eu gosto, tive medo de não poder mais dançar, tive medo de não conhecer meus futuros netos, de não poder curtir a festa de formatura dos meus filhos, de não ir a festa de casamento deles, tive medo de não poder estar nos seus aniversários, de não planejar a minha própria festa de aniversário, tive medos, tive muitos medos e o maior deles foi o de não chegar à velhice.

É muito difícil ver minha mãe sofrer porque está velha, por se sentir sem utilidade nesse mundo, por se sentir sem motivos para comemorar, por não ter planos.

Ao contrário dela , cada ano que passa me sinto mais jovem, é verdade meu corpo dói, e sei que independentemente da doença os anos trazem dor, dor nas pernas, na coluna e no joelho. Meu Deus como meu joelho dói!

E minha cabeça? Esta está jovem! Jovem porque planeja. Planeja a próxima viagem, planeja o que escrever aqui mês que vem, planeja onde e quando vai se encontrar com os amigos, planeja como ajudar a mãe a gostar da vida, planeja o almoço de amanhã, planeja como será a próxima peruca, planeja as férias, as idas a piscina para manter o bronzeado, planeja os vídeos que vai gravar na próxima semana, planeja a pintura do apartamento e como será a nova cortina da sala. Como uma adolescente planeja em como mudar o mundo e ajudar pessoas e quem sabe arrumar um gatão para namorar.

Uma cabeça que sonha, trabalha, quer e deseja. Uma cabeça num corpo que fica velho, mas que permanece jovem porque deseja ser jovem. Uma cabeça que não envelhece porque quer ser para sempre pensante.

Querer muito ficar velha, me faz jovem. Tenho tido trabalho para me manter nesse meu plano de difícil execução que é chegar à velhice mesmo enfrentando uma doença grave, isso requer muita energia e ao mesmo tempo é muito estimulante. Ter câncer é uma fonte inesgotável de estímulo vocês nem podem imaginar.

Sabe aquela famosa pergunta o que você vai ser quando crescer? Hoje eu vou lançar pra vocês uma pergunta parecida: O que você quer ser quando ficar velho?

Eu quero ser jovem, jovem para sempre!

Avante!

Beijo e até a próxima.

Compartilhe com seus amigos