A primeira coisa que eu poderia pensar quando me convidaram para escrever uma coluna num site sobre longevidade seria: será que estou ficando velha? Que nada, após os 50 anos com certeza é o momento de dar aquela guinada na vida e aproveitar toda essa experiência adquirida para mostrar ao mundo o porquê da nossa existência!

Para vocês me entenderem melhor, vou contar a minha história. Meu nome é Jussara, 53 anos aposentada, divorciada, dois filhos e Youtuber. É isso mesmo, YOUTUBER!

Aos 42 anos descobri um câncer de mama que no decorrer de alguns anos espalhou para outros órgãos e hoje, após 10 anos do primeiro diagnóstico, cirurgia na mama, pulmão e calota craniana, quimioterapias, radioterapias, inúmeras ressonâncias magnéticas, tomografias picadas e mais picadas, três vezes careca, uma calvície permanente no topo da cabeça, entre outras “desgracinhas” causadas por essas terapias eu continuo em tratamento constante e para sempre.

Ativa, firme, forte, cheia de vida, planos em curto prazo e uma imensa vontade de desbravar o mundo e mostrar para todo mundo que é possível viver com um câncer avançado com muita qualidade de vida é que eu criei um canal no Youtube chamado Supervivente.

E é com muito bom humor e alto astral que conto minhas experiências como paciente, motivando outras pacientes e não pacientes com o meu exemplo de superação. De quebra consegui realizar um grande sonho que era o de trabalhar com comunicação. Uni o útil ao agradável, tem coisa melhor?

Apresentações feitas, já que estamos em outubro eu não poderia deixar de falar do Outubro Rosa, mês de conscientização e prevenção do Câncer de mama.

É preciso olhar para o câncer de mama metastático como doença crônica e não como sentença de morte

Falar de prevenção é falar da importância da mamografia após os 40 anos e de como a prática de hábitos saudáveis evitando os fatores de risco ajudam na prevenção não só do câncer de mama, mas de todas as doenças. Conhecer seu corpo também é fundamental, ele dá sinais, fique atento.

Chega de quando se fala em Outubro Rosa, só se falar em campanhas de arrecadação de lenço, doação de cabelo e cursinhos de automaquiagem. Falar de câncer de mama, também é falar que o câncer mata e não espera.

Que a prevenção é fundamental, mas que infelizmente pode acontecer o que aconteceu comigo e que é preciso olhar para o câncer de mama metastático como doença crônica e não como sentença de morte. Tem gente que tem diabetes, outros pressão alta eu tenho câncer de mama metastático e vivo com qualidade de vida! Isso também deve ser falado no Outubro Rosa.

No Outubro Rosa é preciso que se fale que homens também podem ter câncer de mama, que as leis devem ser cumpridas para que, quem descobre o câncer tenha mais chance de se curar; que todos os remédios disponíveis devem ser incorporados ao SUS; que o câncer é democrático, não escolhe raça, nem idade e que o tratamento deveria ser democrático também e finalmente que o câncer de mama é o câncer que mais mata mulheres no mundo e que essa realidade pode ser mudada e que isso depende também de cada um de nós.

Conheça seu corpo, faça mamografia, atividade física diária, alimentação equilibrada, evite o estresse e se ame muito.

Convido a todos a ficarem velhinhos comigo, tenham certeza que esse é o meu maior desejo!

Beijo e até a próxima.

Compartilhe com seus amigos