Debbie, 60 anos, e Michael Campbell, 71 anos, tinham tudo para uma aposentadoria financeiramente tranquila – casa, carro e barco. Mas faltava um componente: a aventura.  Conversaram, pegaram os pertences e reduziram tudo a um contêiner pequeno. Alugaram o imóvel, venderam os bens e partiram em uma viagem pelo mundo, em julho de 2013, sem previsão de retorno a Seattle, nos Estados Unidos, onde moravam.

Sem recursos para custear hotéis cinco estrelas e fazer todas as refeições em restaurantes, os Nómades Sêniores, como passaram a se intitular, buscaram hospedagens pelo Airbnb. O site, que conecta donos de imóveis e turistas, oferece opções para todos os bolsos. E também para quem pretende cozinhar e evitar comer fora.

Leia também: Abrir a casa para hospedar estranhos é fonte de renda e disposição 

Começaram pela Europa, com a primeira parada por um mês na França. Encontraram um circo com animais, algo condenado no país natal. Em Estocolmo, na Suécia, tentaram contar algo engraçado sobre a cidade, mas ela era apenas “perfeita demais”.  No voo para Lisboa, perderam as bagagens.

aposentados nômades Debbie e Michael Campbell, que rodam o mundo hospedando-se pelo Airbnb; crédito: Arquivo Pessoal.

Passaram pela África, com parada no Catar, onde cada arranha-céu construído nos últimos 40 anos compete para ser o mais colossal. Aportaram na América Central – e as três semanas em Cuba foram um choque cultural, após terem passado por Miami. No total, até agora, visitaram 160 cidades em 56 países.

Eles contam suas experiências no blog The Senior Nomads, clique aqui e leia. Incluem descrições de cidades, pontos turísticos que gostaram e objetos que compraram pelo caminho. Também dão dicas para economizar na hospedagem e para tirar proveito de barganhas em cada local – como usufruir do sistema de odontologia de Malta.

aposentados nômades Fazer a mala e incluir peças para todas as estações do ano é uma das tarefas mais difíceis para o casal; crédito: Arquivo Pessoal.

Das vivências, especialmente na escolha de hospedagem por Airbnb, nasceu o livro “Your Keys Our Home” (Suas Chaves, Nossa Casa). Lançado no ano passado, ele tem avaliação de 4,5 estrelas, em um total de 5 no portal Amazon. “Escrito com alma, emoção e toques de humor, [o livro] também inclui reflexão sobre como viajar juntos pode aprofundar um relacionamento, mesmo depois de 38 anos de casamento”, comenta um internauta.

Neste ano, estavam de volta a Seattle. Mas a parada foi breve. Já passaram por Doha, no Catar, e rodaram pela África do Sul. “Não tínhamos certeza de quanto tempo ficaríamos fora. Agora, mais de três anos depois, ainda não temos certeza! De fato, recentemente vendemos nossa casa em Seattle, então agora nós realmente somos nômades.”

Compartilhe com seus amigos