Desde jovem tenho o hábito de agradecer a tudo o que me acontece, inclusive nos momentos mais difíceis. Sempre começo e termino o dia escrevendo no meu diário e repetindo, como um mantra: Obrigada. Obrigada. Obrigada.

Foi com o meu amigo Nobolo Mori, de 96 anos, que aprendi um novo mantra: Arigatou. Arigatou. Arigatou. Assim mesmo, com o u no final. O mantra que aprendi com meu amigo tem me ajudado a diminuir a ansiedade e controlar o pânico e o desespero. Quando começo a ficar ansiosa e com medo, imediatamente repito: Arigatou. Arigatou. Arigatou. Só paro quando consigo me acalmar.

Nobolo, que é um dos seres humanos mais admiráveis que eu conheço, tem uma alegria de viver e uma sabedoria que raríssimas pessoas possuem. Os moradores da cidade de Mogi das Cruzes, onde ele mora há quase 70 anos, sentem uma profunda admiração, respeito e amor por ele. Ele tem um carisma sem igual, todos os que o conhecem ficam completamente encantados e apaixonados por ele.

Em março de 2019, ele veio ao Rio de Janeiro, com seu filho Sidnei Mori (64 anos), para me dar uma entrevista. Eu e meu marido já fomos duas vezes a Mogi das Cruzes para registrar e filmar as suas atividades cotidianas.

Com meu querido amigo, tenho aprendido a viver com mais saúde, alegria, sabedoria, equilíbrio, generosidade e gratidão. Ele está sempre sorrindo, não reclama de absolutamente nada, tem uma energia inesgotável, nunca fala mal de ninguém. E, para ele, “não é não”. Se ele não quer fazer algo, como viajar ou ir a algum lugar, nada nem ninguém irá convencê-lo do contrário. Não adianta insistir. Não é simplesmente não.

As pessoas que não conhecem meu amigo podem não acreditar e, por isso mesmo, estamos registrando e filmando a sua rotina incansável: acordar às cinco da manhã, às seis já na academia de musculação, às oito no hospital atendendo aos pacientes. Depois, o almoço com os amigos, a visita ao Instituto de Moralogia e ao campo de golfe. E todos os domingos de manhã o seu maior prazer: o jogo de golfe.

Descobri que a música clássica está sempre presente no seu dia a dia: nos momentos em que atende seus pacientes, quando está em casa lendo o jornal ou fazendo uma refeição, quando está dirigindo seu carro pela cidade. A música é essencial para a sua saúde, vitalidade e alegria de viver, um alimento para o seu corpo e para a sua alma.

Já escutei várias vezes algumas de suas frases preferidas: “Sempre vai dar certo, sempre deu certo. Sempre vai dar tempo, sempre deu tempo. Sempre vai ter dinheiro, sempre teve dinheiro. Tenho muita sorte. O mais importante é ter gratidão”. Mas a que é a mais repetida, quase como um mantra, é: “Vou chegar aos 120 anos”.

Também acho que tenho muita sorte, especialmente por ter conhecido um ser humano tão especial e inspirador. E só tenho uma forma de demonstrar o que sinto: Arigatou. Arigatou. Arigatou.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: