A PERSONAGEM

A argentina Sara Vallejo é uma professora aposentada. Aos 79 anos, decidiu que estava na hora de partir para a sua maior aventura: vender tudo o que tinha para rodar a América do Sul e viajar de motorhome, uma espécie de carro-casa, para comemorar a chegada dos 80 anos.

Motorhome Créditos: Arquivo Pessoal

O CENÁRIO

Sara vive em Tucumán, uma província ao noroeste da Argentina, é separada e tem três filhos, três netos e um bisneto “e meio”, brinca ela, já que sua neta está grávida.

A família recebeu a notícia da aventura com um misto de surpresa e descrédito, imaginando que seria apenas uma intenção, algo que não se realizaria. Ao perceberem que o sonho só fazia crescer com o tempo, os filhos passaram para outro estágio, o da preocupação. Uma senhora de quase 80 anos cruzar um continente dirigindo sozinha não é exatamente tranquilo. E aí fizeram com que ela prometesse que arranjaria companhia para a “loucura”.

Crédito: arquivo pessoal

O SONHO

“Tendo cumprido todos os objetivos marcados pela sociedade, decidi sair da zona de conforto”, diz a professora. Ela convenceu três amigos – todos com mais de 50 anos de idade –a viajar de motorhome com ela, estabeleceu que sairia do Uruguai, passaria pelo Brasil e pela Colômbia e chegaria até a Venezuela. A rota exata? “Não sei com detalhes. Não tenho nenhum roteiro marcado. Vou por onde me leve o vento…”, afirmou.

O DESAPEGO

A aventura começou com a prática do desapego: a casa foi comprada por um dos filhos, o carro foi negociado também e todos os seus bens foram vendidos num “família vende tudo”.

Afinal, ela precisava levantar dinheiro para organizar e se manter na longa viagem, que começou no dia 8 de agosto deste ano e deve se encerrar às vésperas de 3 de março de 2018, quando completa 80 anos. Para o aniversário, ela tem outros planos – quer estar ao lado da família. Em sua bagagem, pouca coisa: duas calças, duas camisas, dois pares de sapato, dois pijamas, dois casacos, um chapéu.

Seu carro-casa, o motorhome “Lo de Sara”, foi comprado em Houston, nos Estados Unidos, pela internet, e retirado no Uruguai após uma viagem de navio.

A REALIZAÇÃO

O preparo para a viagem incluiu aulas de português, já que o Brasil será o único país visitado em que o espanhol não é a língua oficial. E a comunicação é imprescindível, porque a proposta é fazer pequenas palestras por onde passe.

A cada cidade que chega, e já foram muitas, incluindo municípios do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná, de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Minas Gerais, da Bahia, de Sergipe, de Pernambuco e de Alagoas, a aventureira procura por centros de aposentados, casas de repousos ou instituições que se interessem por essas conversas, como a Universidade Aberta da Terceira Idade da Uneb (Universidade do Estado da Bahia), em Salvador, que contou com sua visita.

Motorhome Créditos: Arquivo Pessoal

A INSPIRAÇÃO

Sara quer que seu exemplo sirva de inspiração a pessoas que tenham sonhos, mas que já perderam as esperanças de realizá-los.

Uma forma de manter parentes e amigos informados sobre seu paradeiro foi criar uma página no Facebook, “80 años no son nada”, ou 80 anos não são nada. Por lá, sempre que possível, publica imagens e textos sobre como tem sido a viagem, que já teve até surfe em praias brasileiras.

O inusitado de sua viagem, porém, chamou a atenção de muito mais gente. A página já tem mais de 30 mil seguidores, que a acompanham e mandam mensagens de apoio.

Sabendo disso, Alejandro Julio Vallejo, seu irmão mais novo e autointitulado fã número 1, teve uma ideia: vender adesivos de “80 años no son nada” para os demais fãs, uma forma de ajudar a aposentada a pagar os custos de combustível. O motorhome, segundo ele, consome um litro de gasolina a cada 6 quilômetros rodados.

Cada adesivo custa R$ 24. Em seu texto, ele afirma: “Para recordarmos que, se Sara tem sonhos e se anima [a concretizá-los], nós também os temos guardados e, enquanto esperamos realizá-los sem nos importar com a idade, ajudamos esta ‘sem idade’ que nos surpreende a cada dia”.

“Foram milhares mensagens de apoio”, conta Sara. “Quero contagiar outras pessoas com meu exemplo a desfrutar da vida sem perder tempo, a fazer qualquer coisa de que gostem, lhes entusiasme e lhes encha de vida!”

Acompanhe a saga desta argentina em https://www.facebook.com/adondemelleveelviento/.

Compartilhe com seus amigos