Se você é uma daquelas pessoas que acorda correndo, toma qualquer coisa no café e sai atrasada de casa, é melhor ficar atento. Saiba que seu dia poderia ter começado – e continuado – bem mais gostoso. Isso porque os  hábitos matinais impactam muito além das primeiras horas do dia. 

Com as atividades certas logo após o despertar, é possível melhorar o humor, manter a tranquilidade e aumentar a produtividade. E não se trata de uma missão impossível. Tudo pode ser feito sem tomar muito tempo e sem exigir grandes alterações na sua agenda.

O médico e psicólogo Roberto Debski e a nutricionista Janainna Mazelli, da Clínica Nutrição de Precisão, ensinam quais são os hábitos que vão tornar seu dia melhor.
Uma mulher com cerca de 60 anos se alongando, como um de seus hábitos matinais.Crédito: Krakenimages.com/Shutterstock

Hábitos matinais

Medite

“Meditações e visualizações são muito importantes e eficientes para aumentar o foco, a vitalidade e a presença no início do dia”, afirma o médico especialista em acupuntura e homeopatia Roberto Debski. A recomendação dele, que também é psicólogo, é acordar alguns minutos mais cedo para praticar.

Debski recomenda ainda parar à tarde e à noite para meditar, sempre que possível. “Assim, ensinamos ao corpo e à mente como aumentar o foco e a presença, e a sermos mais efetivos e produtivos, aumentando o bem-estar, a saúde e a qualidade de vida.”

Alongue-se

Para ter mais vigor e disposição, estique os músculos. “Os alongamentos pela manhã auxiliam no despertar do corpo e mente, o que ajuda na melhora da disposição e da concentração ao longo do dia”, afirma a nutricionista Janainna Mazelli.

Para Debski, “o início do dia, quando tivemos um sono reparador, é o período em que estamos dispostos a nos mover e realizar práticas esportivas”. Alongar-se ou fazer alguma atividade física, segundo ele, traz disposição para o restante do dia.

Alimente-se bem

Janainna explica que a alimentação pela manhã precisa ser pensada com calma. “O ideal é que já se tenha uma breve ideia do que preparar no café da manhã, evitando perder tempo tentando buscar opções.”

Busque colocar na mesa frutas, fibras (como aveia) e proteínas (ovos mexidos, tofu, suplementos proteicos). Gorduras de boa qualidade, como abacate, preparações com azeite e coco, também devem fazer parte do cardápio. 

Crie uma rotina

Segundo o médico, estabelecer uma rotina de bons hábitos pela manhã proporciona mais saúde e qualidade de vida. Também aumenta a energia e a motivação, bem como o foco e a potencialização de resultados.

“Ter horários fixos para despertar, acordar com tempo hábil para se higienizar, se alongar brevemente ou até mesmo realizar atividade física, preparar o café da manhã com tranquilidade e sair de casa sem atrasos e ansiedade são fundamentais para que o dia comece com mais humor”, considera a nutricionista. 

Para isso, no entanto, é preciso, conscientemente, adotar essa rotina. “Isso se consegue a partir da escolha de quais serão [as atividades] e da repetição diária, durante certo tempo, até que sejam instalados e se tornem realmente hábitos automáticos, gerando os resultados esperados”, informa o médico.

Comece pela tarefa mais desafiadora

Nesse hábito, há duas orientações. A primeira é “encarar as tarefas diárias, sejam elas mais ou menos difíceis, como desafios, não como dificuldades”, ensina Debski.  

Depois, abrace a mais desafiadora. O médico justifica com uma analogia: “Diz o ditado que devemos, a princípio, colocar na garrafa as pedras grandes, depois as médias, em seguida as pequenas, depois a areia e, por fim, a água. Então, os componentes se encaixam. Se colocarmos ao contrário, teremos problemas”.

Cuidando de grandes desafios e tarefas quando temos bastante energia. No início do dia, a chance de ter rendimento mais eficiente é maior. “Mas, claro, há preferências individuais quanto à maneira de pensar e agir”, pondera.

Antes de dormir

Não se trata de nenhuma atividade pela manhã, mas vai ter um grande impacto durante o dia: dormir bem. “Uma das partes fundamentais para acordar com um melhor humor é ter tido uma boa noite de sono”, sinaliza a nutricionista.

Janainna recomenda dormir com ambiente escuro e sem sons. Também sugere evitar o uso do celular antes de dormir, não assistir filmes de ação ou terror e recorrer a travesseiros adequados. Assim, aumenta-se a chance de ter um sono reparador e um despertar mais tranquilo.


 Já imaginou receber conteúdos sobre saúde, trabalho, finanças e muito mais diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no nosso grupo do WhatsApp.


Leia também:

Alimentação depois dos 50 anos exige reforço de nutrientes

O metabolismo fica mais lento à medida que envelhecemos?

Hábitos saudáveis para viver mais: estudo aponta 8 dicas para ter mais 24 anos de vida

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: