Felicidade grande é quando nasce o primeiro sobrinho ou sobrinha da gente. Mas quando eles chegam antes dos nossos filhos, muitas mulheres se sentem incomodadas com a sensação de "ficar pra titia" e se esquecem do importante papel que os tios - e principalmente as tias - têm na vida de uma criança. Tanta que as titias acabaram sendo brindadas com uma data só para elas: hoje, dia 21 de setembro é o Dia da Tia.

"Tia é a segunda mãe e, embora esse apelido muitas vezes seja dado às avós, cada uma tem o seu papel e a sua participação na criação dos jovens", explica a terapeuta Ana Paula Madeira. "Enquanto as avós são aquelas que mimam e fazem todas as vontades dos netos, as tias são vistas como a amiga confidente e experiente, assim como a mãe de uma melhor amiga", completa.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


Segundo a terapeuta, isso acontece porque as crianças e os jovens reconhecem nas tias a experiência necessária para dar os conselhos necessários, sem o peso da autoridade das mães. "A tia pode advertir sobre uma atitude errada, mas provavelmente não vai brigar ou repreender como fará a mãe", aponta.

E para quem pensa que é uma tarefa fácil, Ana Paula garante que não. "Para que isso aconteça, é preciso que se construa uma relação de respeito mútuo e admiração. Não é somente dizer 'sim' para tudo que os sobrinhos pedem que a admiração será garantida, mas saber orientar, mostrando o certo e o errado dentro de uma relação de amor e respeito", conclui

E para te dar uma mãozinha na (talvez) difícil tarefa de se tornar a melhor tia do mundo, separamos aqui algumas dicas que vão te fazer morar definitivamente no coração de todos: sobrinhos, cunhados e irmãos. Duvida? Então vamos lá!

Dicas para fazer jus ao Dia da Tia

1) Não é não

As crianças, principalmente na fase em que estão formando conceitos de certo e errado, precisam de orientações claras sobre as questões do dia a dia. Por isso, desautorizar pai e mãe é sempre uma péssima ideia. A boa tia é aquela que escuta, pondera e orienta. Ela pode até interceder junto aos pais em favor dos sobrinhos, mas nunca ir contra uma decisão. A única coisa que irá conseguir com isso é uma crise familiar. Então, se você quer que seus irmãos confiem em você para receber os sobrinhos por um final de semana inteiro na sua casa, lembre-se: não é não!

2) O combinado não sai caro

Se você marcou alguma coisa com seus sobrinhos, anote na agenda, cole um post-it na porta da geladeira com a lembrança do compromisso, amarre um laço de fita no dedo indicador da mão direita: tudo o que te faça não esquecer daquele combinado. Maneira fácil de desapontar uma criança ou um adolescente é dar pouca atenção a ela. E não há maneira mais fácil de demonstrar pouca atenção do que esquecer um compromisso. Mas lembre-se antes de alinhar tudo com os pais para evitar problemas. Dessa forma, a diversão será garantida!

3) Pontualidade britânica, ok?

dia da tia

Crédito: Oleg Mikhaylov / Shutterstock 

De nada adianta marcar e não esquecer o compromisso, se você chegar meia hora atrasada e deixar os sobrinhos te esperando. O que você vai conseguir com isso é deixá-los bem estressados, pois não há nada mais angustiante que a espera. Da mesma forma, tenha pontualidade com os pais. Se o combinado foi devolver os pequenos em tal hora, tal hora esteja na porta da casa do seu irmão ou da sua irmã para devolver os sobrinhos, sãos e salvos.

4) Ao alcance de um abraço

Eis aqui um ciclo vicioso. Se você é uma boa tia, será sempre a primeira da lista a ser chamada quando seu irmão ou irmã precisar dar uma saída e deixar os filhos com alguém. Da mesma forma, a disponibilidade (logicamente alinhada a outros princípios como honestidade, seriedade, amabilidade, responsabilidade...) te transformará em uma boa tia. Mas também não se esqueça de estar disponível ao chamado dos sobrinhos. Cheios de dúvidas e questões, eles geralmente têm pressa em resolver seus conflitos ou contar novidades. Seja na alegria ou na tristeza, esteja sempre ao alcance de um abraço.

5) Muita calma nessa hora!

Uma criança descontrolada pode se atirar no chão e dar um verdadeiro show bem no meio de um passeio, na praia, no cinema ou na lanchonete, seja lá onde for. Um jovem descontrolado pode ter atitudes ou reações que te espantem ou mesmo te deixem de cabelo em pé. Seja em qualquer uma das situações, ou mesmo em outras nesse mesmo sentido, tenha calma, respire fundo e tente não fazer julgamentos precipitados. É importante, em primeiro lugar, mostrar que você está ali como porto seguro, no controle daquele momento. Em seguida, esforce-se para se colocar no lugar do outro e entender os motivos que o levaram a agir daquele jeito. Analise os fatos, pense nas consequências - o adulto é você, não se esqueça! E só então inicie a conversa, se possível, olhando nos olhos e segurando nas mãos.

6) A mulher invisível

Você facilmente se tornará uma se, ao estar na presença dos sobrinhos, não der a eles toda a atenção de que eles necessitam. Esqueça o celular, o filme na TV ou o trabalho que você trouxe para casa. Se marcou com eles, então doe-se ao máximo para tornar aquela experiência única. Eles certamente jamais esquecerão dos momentos que passarem ao seu lado.

7) Cada um na sua

Crianças são crianças, jovens são jovens e adultos são adultos. Se você quiser levar seus sobrinhos para um programa, escolha coisas que sejam comuns ao universo deles, e não ao seu. Se tiver dificuldade para pensar em algo, converse antes com eles e deixe que eles decidam. Mesmo que você não goste de um show daquele cantor infantil ou daquela cantora favorita dos adolescentes, lembre-se que é um momento de diversão dos seus sobrinhos. Então relaxe e aproveite.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: