O futebol é uma grande oportunidade para vários esportistas conquistarem dinheiro e fama. Porém, sem o planejamento adequado, a fortuna adquirida com o esporte pode facilmente ser perdida. E casos de jogadores com problemas financeiros são mais comuns do que imaginamos.

O esporte, principalmente o futebol, movimenta milhões. Aqueles que se destacam podem conquistar grandes salários em um curto espaço de tempo. Jogando no Paris Saint-Germain, por exemplo, o atacante brasileiro Neymar recebe em torno de R$ 18 milhões. Sua carreira tem apenas 10 anos.

Ao longo da história dos jogadores brasileiros, muitos ex-craques não souberam como fazer a gestão de seu dinheiro. O impactou diretamente o futuro e a Longevidade Financeira de cada um. Relembre alguns casos abaixo.

Conheça a história de jogadores com problemas financeiros

Garrincha

Garrincha durante a Copa de 1962. Imagem para ilustrar a matéria sobre jogadores com problemas financeiros.
Crédito: El Gráfico - El Gráfico n° 2233/Wikipedia | Garrincha durante a Copa de 1962 

Um dos casos mais famosos de jogadores com problemas financeiros, Manoel Francisco dos Santos marcou uma geração. Foi o primeiro jogador a ganhar a “Bola de Ouro”, como o melhor ponta direito do mundo.

Por conta dos vícios, principalmente a bebida, o atleta se endividou, perdendo todo o seu patrimônio. Por fim, veio a óbito devido uma cirrose hepática, decorrente de seu alcoolismo.

Joel Camargo

 Figurinha de Joel Camargo, 'Mexico 70 - World Cup Story', da Panini. Imagem para ilustrar a matéria sobre jogadores com problemas financeiros.Crédito: Panini/Wikipedia | Figurinha de Joel Camargo, 'Mexico 70 - World Cup Story' 
O ex-zagueiro do Santos, também conhecido como Açucareiro, foi o primeiro brasileiro a jogar pelo Paris Saint-Germain.

Com apenas 29 anos encerrou sua carreira. A partir de então começou a beber e gastou todo o seu dinheiro. Chegou até mesmo a vender a medalha de campeão do mundo. Falido, Joel decidiu atuar em uma nova carreira. Começou, então, a trabalhar como estivador no Porto de Santos.

Aos 55 anos se aposentou e faleceu aos 69 anos.

Régis Pitbull

Régis Pitibull beija escudo do Corinthians em apresentação. Imagem para ilustrar a matéria sobre jogadores com problemas financeiros.
Crédito: Marcelo Ferrelli/ Gazeta Press | Régis Pitibull beija escudo do Corinthians em apresentação

Régis ficou conhecido pela sua passagem pelo Corinthians, Ponte Preta e Vasco. Refém da dependência química, o ex-atleta gastou todo o seu dinheiro com seu “amigos”.

Atualmente, com 45 anos, Régis luta contra as drogas após muito tempo de internação. Com uma chance para recomeçar, o ex-jogador começou a trabalhar na fábrica de um amigo de infância.

Ronaldinho Gaúcho

Ronaldinho Gaúcho no final da Taça Guanabara 2011. Imagem para ilustrar a matéria sobre jogadores com problemas financeiros.
Crédito: Alex Carvalho/Wikipedia | Ronaldinho Gaúcho no final da Taça Guanabara 2011

O famoso R10 foi um dos melhores jogadores de sua geração. Porém, após se aposentar, em 2015, começou a ter problemas financeiros. Seu histórico foi de gastos excessivos.

Multas com problemas ambientais, envolvimento com pirâmide de criptomoedas e relações com golpes financeiros fizeram parte do currículo do jogador. Além disso, ele teve 57 imóveis bloqueados pela Justiça.

Clodoaldo


Jogador de futebol e atacante do Fortaleza Esporte Clube, Clodoaldo Ferreira “Matador” recebe, das mãos do senador Eduardo Girão (Podemos-CE), placa em sua homenagem.Imagem para ilustrar a matéria sobre jogadores com problemas financeiros.Crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado | Plenário do Senado Federal durante sessão especial destinada a comemorar os 100 anos do Fortaleza Esporte Clube 

Conhecido como Clodoaldo Matador, o ex-atacante do Fortaleza fez sucesso nos anos 2000. Ele foi reconhecido como um dos maiores jogadores da história do clube cearense.

Exagerando nos gastos em festas, o jogador acumulou dívidas. Por causa delas, foi preso após a aposentadoria. O motivo da prisão foi o não pagamento de pensão alimentícia. Clodoaldo foi solto após conseguir o dinheiro por meio de uma “vaquinha” organizada pelos amigos.

A organização financeira é fundamental em todos os momentos da vida

A histórias de jogadores com problemas financeiros mostra que o planejamento e o controle do dinheiro são essenciais para a construção do futuro. O gasto excessivo e fascínio por uma vida de luxo e ostentação são fatores que prejudicaram a vida dos atletas citados.

Por esse motivo, o cuidado com o dinheiro deve fazer parte do cotidiano de todos. De uma forma em que as finanças sejam integradas no dia a dia e planejada para o futuro.

Baixe o Guia da Longevidade Financeira e veja o que dizem os especialistas em educação financeira para a manutenção do seu dinheiro.

Guia da Longevidade Financeira

Baixe gratuitamente nosso Guia e tenha em mãos tudo que precisa saber para ter uma vida financeiramente estável e longeva.

Livro

Leia também:

Quase 80% das famílias brasileiras estão endividadas, segundo CNC

Especialistas explicam como evitar dívidas e lidar melhor com as que já existem

Como ex-esportistas estão ajudando atletas a terem educação financeira

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: