Ao longo da história do Instituto de Longevidade MAG e das milhares de publicações em nosso portal, temos repetido insistentemente que nunca é tarde para correr atrás dos seus sonhos. E ficamos felizes em dizer que essa afirmação vale também para os atletas mais velhos interessados em participar dos Jogos Olímpicos.

Com exceção do futebol masculino, cuja idade máxima é 23 anos, e do boxe, com idade máxima de 40 anos, as demais modalidades esportivas praticadas nas Olimpíadas não possuem limite de idade para participação. Excepcionalmente este ano, devido ao adiamento das competições de 2020 para 2021, o COI (Comitê Olímpico Internacional) oficializou o limite de idade em 24 anos para os atletas do futebol masculino e de 41 para os atletas de boxe.

Ao longo das 28 edições já realizadas das Olimpíadas, alguns atletas 50+ se destacaram nas competições, mostrando ao mundo que “velho é o seu preconceito”. Nesta edição, os cinquentões brasileiros estão sendo muito bem representados pelo cavaleiro Marcelo Tosi que, aos 51 anos de idade, é o atleta mais velho a competir.

Veja abaixo a lista dos 10 atletas mais velhos que foram pioneiros na história das Olimpíadas.

Os 10 atletas mais velhos das Olimpíadas

1. Oscar Swahn

O sueco representou seu país nas Olimpíadas de 1920, sediada na Antuérpia. Aos 72 anos de idade, Swahn ficou com a medalha de prata na modalidade tiro esportivo – tiro duplo.

Atletas mais velhos: Oscar Swahn. Foto: Olympics.com

2. Arthur von Pongracz

Nas Olimpíadas de 1936, realizadas em Berlim, na Alemanha, o destaque foi para o austríaco Arthur von Pongracz que, aos 72 anos, participou das provas de hipismo.

3. Hiroshi Hoketsu

Nas Olimpíadas de 2012, em Londres, o japonês de 71 anos competiu como cavaleiro de adestramento.

4. Lorna Johnstone

Nas Olimpíadas de 1972, em Munique, também na Alemanha, a britânica Lorna Johnstone se tornou a mulher mais velha a competir nos Jogos Olímpicos. Com 70 anos de idade, Johnstone competiu na categoria equitação.

Atletas mais velhos: Lorna Johnstone. Foto: Flickr.

5. Louis Jules Henri

Nas Olimpíadas de 1900, realizadas na França, Louis Jules Henri defendeu o país anfitrião na modalidade equitação. Na época, Henri tinha 69 anos.

6. Eliza Peyton Pollock

Em 1904, nas Olimpíadas dos estados Unidos, sediada em Saint Louis, Eliza entrou para a lista de recordistas ao competir na categoria tiro ao alvo, aos 63 anos de idade.

7. Mary Hanna

Também com 63 anos de idade, a australiana Mary Hanna competiu na categoria hipismo nos Jogos Olímpicos de 2016, realizados no Rio de Janeiro.

Atletas mais velhos: Mary Hanna. Foto: Shutterstock.

8. Nelson Pessoa

Considerado o brasileiro mais velho a participar de uma Olimpíada, Pessoa competiu em 1992, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, aos 56 anos. Neco, como era conhecido, participou na modalidade hipismo.

9. Sebastião Wolf

Também nas Olimpíadas de 1920, sediada na Antuérpia, Bélgica, Sebastião Wolf se destacou como o brasileiro mais velho a conquistar uma medalha olímpica. Com 51 anos de idade, ele trouxe para casa uma medalha de bronze em tiro esportivo.

10. Marcelo Tosi

Agora, aos 51 anos de idade, Tosi brilha como o atleta mais velho das Olimpíadas 2020, realizada no ano de 2021. Ele representará o país na categoria hipismo. O brasileiro também participou as olimpíadas de Londres e Pequim, ficando com o 9º e 10º lugar, respectivamente, nas competições em equipe.

Atletas mais velhos: Marcelo Tosi. Foto: Shutterstock.


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: