Começaram oficialmente os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Este evento que há séculos movimenta o mundo, encanta pessoas e desafia aqueles que põem suas habilidades à prova, buscando se superar a cada momento. Muito mais do que uma competição, ouso dizer que as Olimpíadas são o maior evento de inspiração da história humana.

Talvez esteja puxando muito a sardinha para este grande evento? Pode ser. Mas a verdade é que desde pequena as Olimpíadas fazem parte da minha vida. A cada quatro anos, ficava grudada à tela da televisão, ora com os olhos brilhando pela festa da abertura, ora com o coração apertado ao ver meus atletas favoritos em competições difíceis ou, ainda, com grito, antes preso, finalmente saindo com uma suada vitória.

Estes sentimentos acompanham não só a mim, mas a diversas pessoas apaixonadas por esportes, ao longo dos anos. Independentemente da idade, qualquer um pode se emocionar, se motivar ou se inspirar com a determinação desses atletas. Afinal, quem nunca teve vontade de se matricular em uma aula de vôlei ou começar a correr depois de assistir a uma competição emocionante? O poder de encantamento dos jogos olímpicos, acredito eu, ganha mais importância conforme avançamos em idade. Nos fazem lembrar de lições e sentimentos que às vezes esquecemos e é sobre isto que quero falar neste texto.

Então, entre lágrimas e comemorações, aqui vão alguns ensinamentos que os jogos olímpicos podem nos trazer:

Não é (só) sobre vencer o outro, mas superar o seu eu de ontem

Sim, todos os atletas estão em busca da tão sonhada medalha de ouro. Mas em essência, essas pessoas estão sempre em busca de um pouco mais além do seu último resultado. Independentemente da idade, dos recursos ou do que for, a determinação é a chave para o sucesso e a realização, seja no esporte, no trabalho ou na vida.

A coragem de se colocar à prova vale mais que o resultado em si

Qualquer pessoa que aceita um desafio, especialmente o de representar uma nação no esporte, já possui uma coragem que muitos não têm. Vencer o medo e encarar as críticas é o que nos torna mais fortes. É verdade que, com a experiência, ligamos menos para o que os outros pensam. Mas não custa lembrar que só o ato de fazer algo já está anos luz à frente de não fazê-lo.

Disciplina, disciplina, disciplina

Já sabemos que essa é a palavra de ordem dos atletas, não é? Agora, quantos projetos você já deixou de lado por motivos banais? Aquela poupança que você ia fazer para uma viagem, a missão de controlar os gastos ou de aprender a investir. Não é que a gente deva perder a leveza da vida, mas não tem segredo: temos que ter nossos objetivos claros e nos dedicar a eles.

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: