A missão do diretor Bart Hess era fazer um vídeo para a série  Define Beauty, do Nowness. Desde 2014, vários trabalhos relacionados à beleza haviam sido publicados no site: a obsessão pelas coxas, as cicatrizes, a obesidade. O holandês decidiu olhar para o todo e abarcou as mudanças do corpo dos 18 aos 80 anos de idade.

Para demonstrar o impacto do envelhecimento em homens e mulheres, o artista usou um casal de manequins travestidos de estátuas de mármore. O vídeo de dois minutos, feito em preto e branco, foca mãos, braços, ombros, pernas e rosto. Tudo com o que parecem ser músculos e carne em superfície lisa e irretocada.

O tempo passa e, com ele, as formas mudam. Os músculos do tórax perdem elasticidade. Os seios murcham e caem. As costas parecem ganhar mais pele.

“Demonstrando impactos implacáveis do tempo no corpo – na frente de seus próprios olhos –, o filme é um lembrete de que a luta contra a degradação dermatológica é uma batalha que é impossível de vencer”, diz o texto de apresentação.

Assista ao vídeo no link: https://www.youtube.com/watch?v=4I2coZkUtCk

Além da direção de Hess, o vídeo tem direção de fotografia de Robert Adriessen e direção de criação de Raven Smith. Participaram ainda os modelos Hanneke Wetzer e Jonathan Zijlstra.

Hess é conhecido por combinar materiais, animação e fotografia. Nos últimos anos, ele invadiu o mundo digital, investindo em criações caracterizadas como grotescas. É dele a pele de agulhas que cobriu a cantora Lady Gaga no clipe “Born This Way”.

Em seu site, o diretor é apresentado como alguém que “sente que nossos corpos estão se tornando cada vez mais uma plataforma para a tecnologia sensível e interativa”. O artista tem exposto constantemente obras que remetem à relação dos materiais com a pele. “Quando crio um novo design, sempre o coloco em minha própria pele, mesmo que originalmente tenha sido criado como um material de revestimento. A coisa fascinante sobre ele para mim é a combinação de uma pele e de um material.”

Compartilhe com seus amigos