Muitas pessoas realmente acreditam que a sexta-feira 13 é um dia de mau-agouro e muito azar. Outros que nem são tão crentes, por precaução, preferem agir com certo pé atrás, e evitam uma série de atitudes supersticiosas, como passar por baixo de uma escada, quebrar um espelho ou cruzar com um gato preto. Esses costumam dizer que "Eu não acredito em bruxas, mas que elas existem, ela existem"

Até hoje não se sabe ao certo a origem da lenda. As explicações são muitas e vêm de várias culturas, partes do mundo e épocas diferentes da história. Uma delas nasceu no dia 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira. Incomodado com o poder dos Templários, o rei Felipe IV deu ordem a seus guardas para que prendessem, torturassem e matassem todos os Cavaleiros da ordem que fossem encontrados pelo caminho. O resultado foi um verdadeiro banho de sangue.

Outra história diz respeito à deusa do amor na mitologia nórdica. Segundo a lenda escandinava, uma conversão em massa ao cristianismo deixou Freya bastante irritada e se sentindo traída por seu povo. Para puni-los, a deusa passou a se reunir todas as sextas-feiras com mais 11 bruxas e um demônio para amaldiçoar e assombrar os cristãos. As reuniões com as 13 divindades receberam o nome de noite das bruxas.


Só quem participa do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade recebe os melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte!


A tradição judaico-cristã acredita que Eva tenha oferecido o fruto proibido a Adão numa sexta-feira. Noé também foi testemunha do infortúnio da sexta-feira, dia em que se acredita ter começado o grande dilúvio.

De acordo com a numerologia, o 13 traz a inconstância, pois é formado pela alternância entre os números 1 e 3, que são considerados rebeldes. No jogo de tarot, a carta 13 é "A Morte". Já a numerologia cristã considera o 12 como um número completo: Israel teve 12 tribos; Jesus foi seguido por 12 discípulos. Ao somarmos mais um número ao 12 perfeito, temos o infortúnio do 13, o desequilíbrio.

A mesma soma é representada em vários momentos da história. Na última Ceia de Jesus, 12 apóstolos estavam à mesa até a chegada de Judas, o décimo terceiro apóstolo, trazendo o infortúnio da traição. No dia seguinte, uma sexta-feira, Jesus foi crucificado.

Sexta-feira 13: os dias atuais

Em 13 de dezembro de 1968, o governo brasileiro decretou o AI-5 que, entre outras coisas, suspendeu direitos e garantias políticas, decretou estado de sítio no Brasil e dava poderes aos militares de fechar o Congresso. Era uma sexta-feira.

sexta-feira 13

Em 1972, o avião que transportava a equipe uruguaia de rúgbi caiu nos Andes, numa sexta-feira 13. Para escapar da fome, presos no alto da cordilheira, os sobreviventes tiveram que se alimentar dos restos mortais dos amigos que não sobreviveram ao acidente.

Sete ataques terroristas mataram cerca de 130 franceses e deixaram outros 400 feridos em Paris. O dia era 13 de novembro de 2015, uma sexta-feira.

Leia também

Artista russa retrata super-heróis aposentados em série

Taxonomia e os animais que receberam nomes de famosos

Compartilhe com seus amigos