O termo Lua de Sangue pode até lembrar os filmes de vampiros, mas seu significado está longe disso. O apelido se deve à cor avermelhada ou alaranjada que o satélite adquire durante um eclipse lunar por uma explicação bem simples: mesmo sem a incidência direta da luz solar devido à sombra da Terra, a Lua continua recebendo os raios refletidos na atmosfera do nosso planeta.

E de acordo com o Observatório Nacional, hoje (27) é dia de eclipse lunar e o céu terá uma belíssima Lua de Sangue que poderá ser observada em todo o território nacional. Na verdade, trata-se do maior eclipse lunar do século 21, com fase total de uma hora e 40 minutos de duração, com início previsto para 16h30 e final às 18h13, horário de Brasília.

A partir deste momento, haverá mais dois estágios: o primeiro quando a Lua começa a sair da sombra mais escura (eclipse parcial), e vai até as 19h19; o segundo quando a Lua começa a entrar na sombra mais clara (fase penumbral), que terminará às 20h29.

O Observatório Nacional informa que somente as pessoas que estiverem na parte leste do Brasil conseguirão ver o eclipse total. Na parte oeste, o eclipse será parcial.

O próximo eclipse total da Lua será na noite de 20 para 21 de janeiro de 2019, e poderá ser visto em todo país.

Assista agora o eclipse ao vivo:

Compartilhe com seus amigos