Já pensou em entrar numa lanchonete de fast food para fazer um lanche e dar de cara com a Dercy Gonçalves? Foi o que aconteceu com os clientes da Popeyes Brasil, rede norte-americana de lanchonetes que chegou ao Brasil no final de 2018.

A primeira ação publicitária aconteceu em março deste ano, no Shopping Internacional Guarulhos. A empresa projetou um holograma da comediante, que interagia com as pessoas. Em seguida, a Popeyes divulgou um vídeo em sua rede social.

A ação causou tumulto e dividiu a opinião dos internautas. Muitos consideraram o vídeo de “mau gosto”, por usar a imagem de Dercy, falecida em julho de 2008. A rede de lanchonetes informou que a família da comediante foi consultada e permitiu a campanha.

Dercy Gonçalves: Bravo, Bravíssimo!

Nascida Dolores Gonçalves Costa, em 23 de junho de 1907, na cidade de Santa Maria Madalena, no Rio de Janeiro, ficou conhecida como Dercy Gonçalves, atriz, humorista e cantora brasileira. Iniciou sua carreira no circo, aos dezessete anos.

Especializando-se na comédia e no improviso, participou do auge do Teatro de Revista brasileiro, nos anos 1930 e 1940, passando para as produções cinematográficas nas décadas seguintes. A partir daí, não parou mais. Chegou a ser a atriz mais bem paga da TV Excelsior em 1963. Passou pela TV Rio antes de chegar à Rede Globo, onde comandou um programa de auditório de muito sucesso, Dercy de Verdade, entre os anos de 1966 e 1969, e só saiu do ar devido à intensificação da censura no país com o AI-5. Voltou nos anos 1980 com o fim da censura, participando do corpo de jurados do programa do Silvio Santos, no SBT, e de algumas telenovelas na Rede Globo.


Tenha acesso aos melhores conteúdos informativos. Clique aqui e faça parte do grupo de Whatsapp do Instituto de Longevidade!


Tanta atuação rendeu a Dercy Gonçalves um reconhecimento no Guinness Book como a atriz com maior tempo de carreira na história mundial (86 anos).

Já idosa, sofreu um desfalque nas economias por parte de um empresário inescrupuloso. Demorou a se recuperar, mas deu a volta por cima e retomou a carreira já octogenária.

Em 1991, foi homenageada pela escola de samba carioca Unidos do Viradouro. Na ocasião, Dercy causou polêmica ao desfilar, no último carro, com os seios à mostra.

Dercy faleceu no dia 19 de julho de 2008, aos 101 anos de idade, em Copacabana, Zona Sul do Rio, vítima de uma pneumonia comunitária grave. Na ocasião, a cidade do Rio de Janeiro decretou luto oficial de três dias em memória da atriz.

Compartilhe com seus amigos