Enfim, chegou o carnaval! Durante os próximos quatro dias, blocos de rua, bailes a fantasia, desfiles de escola de samba, mascarados e um show de fantasias e criatividade vão colorir as ruas de todo o Brasil em uma das maiores festas do mundo.

Se você não gosta de carnaval, provavelmente já escolheu um destino calmo para fugir da agitação ou estocou os “comes e bebes” para ficar no aconchego do seu lar, curtindo a tranquilidade que lhe é merecida. Mas se você é do babado, do confete e da serpentina, certamente já preparou a fantasia e está com a letra do samba enredo da sua escola favorita na ponta da língua.

Mas de onde vem o nome "carnaval"?

São muitas as lendas que explicam a criação do termo, desde uma derivação de “Festival da Carne” até as festas na Roma Antiga que, por homenagearem o deus Saturno, eram chamadas de “Saturnais”. Nessas ocasiões, todo o comércio fechava suas portas e os escravos eram soltos para, junto com todos os moradores de Roma, dançar, cantar, beber e festejar. Carros alegóricos, chamados de “carrum navalis”, por se assemelharem a navios, levavam homens e mulheres num belíssimo desfile a céu aberto. Então, de “carrum navalis”, aos poucos foi surgindo a expressão “carnavale” que deu origem ao nosso conhecido carnaval.

Reza a lenda

Historiadores contam que o carnaval descende do “Entrudo” português, ocasião em que as pessoas carregavam baldes de água para molharem uns aos outros. Já no século 16, há boatos de que brasileiros praticavam o Entrudo pelas ruas de Pernambuco, numa verdadeira batalha molhada. Dizem que até mesmo Dom Pedro II entrava na brincadeira, jogando água na nobreza. Os brasileiros logo herdaram o costume, e, por aqui, o Entrudo passou a ser festejado durante os três dias que antecediam a Quaresma.

Gostou dessa matéria? Clique aqui e cadastre-se para receber nossas matérias no seu e-mail.

Mas como estamos no país dos exageros, com o tempo a brincadeira deixou de ser tão limpa, e as pessoas passaram a jogar água suja, lama, farinha e ovo podre uns nos outros. Até que, em 1854, uma decisão do governo instituiu o Entrudo a seco, proibindo as batalhas d’água, o que deu origem ao nosso carnaval.

Eu quero botar meu bloco na rua

O primeiro desfile aconteceu em 1855. Um grupo de notáveis formou um bloco que se chamou “Congresso das Sumidades Carnavalescas”. Juntos, eles marcharam do centro da cidade ao palácio de São Cristóvão para desfilar para a família real. E em 1889, com o aval de Dom Pedro II, a polícia autorizou o primeiro desfile de blocos pelas ruas do Rio de Janeiro.

Em 1890, Chiquinha Gonzaga compôs a primeira música especificamente para o Carnaval, “Ô Abre Alas!”. A música havia sido composta para o cordão Rosas de Ouro que desfilava pelas ruas do Rio de Janeiro durante o carnaval.

Os primeiros clubes promoviam festas pré-carnavalescas com os nomes de “Grito de Carnaval” ou “Batalha de Confetes”. Nessas festas, as pessoas iam fantasiadas, cantavam e dançavam ao som de marchinhas de carnaval com muito confete, serpentina e lança perfume.

Hoje, o carnaval de rua carioca é considerado, pelo Guinness Book, como a maior festa popular de rua do mundo, com a participação de aproximadamente dois milhões de pessoas

Não se aprende samba no colégio

A “Deixa Falar” foi a primeira escola de samba, fundada no Rio de Janeiro, no dia 12 de agosto de 1928 por Nilton Basto, Ismael Silva, Silvio Fernandes, Oswaldo Vasques, Edgar, Julinho, Aurélio, entre outros. Suas cores oficiais eram o vermelho e branco e sua estreia no carnaval carioca ocorreu no ano seguinte a sua fundação.

Alguns anos mais tarde, a escola passou a se chamar Estácio de Sá e, desde então, o carnaval de rua começou a ganhar um novo formato. Tanto no Rio como em São Paulo, muitas escolas de samba foram surgindo e se organizando em Ligas, que organizaram os primeiros campeonatos.

Os ensaios aconteciam na rua Estácio, onde havia uma Escola Normal. Daí veio a ideia de usar o termo Escola de Samba. O sucesso foi tão grande que logo surgiram outras escolas: Cada Ano Sai Melhor, Estação Primeira de Mangueira, Vai como Pode (que depois mudou de nome para Portela), Vizinha Faladeira e Para o Ano Sai Melhor.

Você se recorda quais foram as Escolas de Samba campeãs dos últimos dez anos no Rio de Janeiro e em São Paulo?

Rio de Janeiro

2017 – Portela

2016 – Estação Primeira de Mangueira

2015 – Beija-Flor de Nilópolis

2014 – Unidos da Tijuca

2013 – Unidos de Vila Isabel

2012 – Unidos da Tijuca

2011 – Beija-Flor de Nilópolis

2010 – Unidos da Tijuca

2009 – Acadêmicos do Salgueiro

2008 – Beija-Flor de Nilópolis

São Paulo

2017 – Acadêmicos do Tatuapé

2016 – Império da Casa Verde

2015 – Vai-Vai

2014 – Mocidade Alegre

2013 – Mocidade Alegre

2012 – Mocidade Alegre

2011 – Vai-Vai

2010 – Rosas de Ouro

2009 – Mocidade Alegre

2008 – Vai-Vai

Leia também

Viva o carnaval

Conheça os sambas-enredo 2018 das escolas do grupo especial

Compartilhe com seus amigos