Nesta sexta-feira (25), será celebrado o 465º aniversário de São Paulo. Para comemorar, museus, salas de exposição e estações do Metrô abrirão suas portas gratuitamente durante todo o dia com uma programação pra lá de especial. São dezenas de exposições, workshops, apresentações, música, teatro e cinema, brincadeiras para a criançada e curtição para o público jovem e idoso, tudo isso com o melhor da culinária local. E para você não se preocupar com a sua volta para casa, todas as linhas do Metrô e da CPTM vão funcionar até 1h da manhã.

Veja abaixo algumas das atividades preparadas especialmente para comemorar o aniversário de São Paulo

Aniversário de São Paulo

Pinacoteca de São Paulo. Créditos: Lucio Alves / shutterstock

Na Pinacoteca, os food trucks Box Brothers, Box da Fruta, Igual da Feira e Fogazza Sobre Rodas estarão no estacionamento durante todo o dia. Entre 11h e 15h, a casa oferece atividades educativas para toda a criançada com o “Joga Junto”. E para encerrar o dia em grande estilo, a cantora Zezé Motta sobe ao palco do auditório da Pinacoteca às 18h com o seu pocket-show voz e violão, apresentando faixas de seu recém-lançado álbum “O Samba Mandou me Chamar”. O público também poderá visitar gratuitamente as exposições da casa. 

Clique aqui para acessar a programação completa.


Aniversário de São Paulo

Museu da Imigração. Créditos: Wikimedia.

No Museu da Imigração, na Mooca, uma super programação: Claudia Chedid comandará a oficina “A Fotografia e a Preservação Arquitetônica”, propondo uma reflexão sobre as ideias e pensamentos de John Ruskin, às 9h. Para participar, envie um e-mail para m.souto@museudaimigracao.org.br. Na parte da tarde, às 14h, o público poderá assistir ao longa “EntreVilas” e participar de uma roda de conversa com os produtores do filme. Inscrições pelo e-mail inscricao@museudaimigracao.org.br

Veja aqui a programação completa.


Aniversário de São Paulo

Museu da Imagem e do Som, São Paulo Créditos: Wikimedia

O público do MIS (Museu da Imagem e do Som) vai cair no samba com um super baile de pré-carnaval. Serão três blocos carnavalescos (um deles para o público infantil), além de Dj’s, mostra de filmes e oficinas de maquiagem, adereços de cabeça e máscaras, que vão das 11h à meia-noite. E se você não curte carnaval mas se amarra em histórias em quadrinho, visite gratuitamente a megaexposição “Quadrinhos”, que revela a história das HQs no Brasil e no mundo. 

Clique aqui para acessar a programação.


Aniversário de São Paulo

Museu do Catavento. Créditos: Vitor Marigo / shutterstock

Adultos e crianças poderão se divertir com as atrações do Museu do Catavento, no Brás. Das 11h30 às 15h30, o “Espetáculo de Mágicas” vai apresentar ilusionismo e abordar os temas química, física e ilusão de ótica. Durante todo o dia, o público poderá visitar a exposição “Aquapaisagismo”, que recria o habitat natural dos peixes; participar de várias oficinas, entre elas, a “Bonecas Abayomi”, a “Oficina de Youtubers” e a “Construção de Terrário”, além de conhecer o borboletário. 

A programação completa, você encontra clicando aqui.


Aniversário de São Paulo

Estação República do Metrô. Créditos: Wikimedia

Dentro da estação República do Metrô, você poderá visitar o Museu da Diversidade Sexual para conhecer a exposição “Plural 24h”, que reúne fotografias e desenhos de 12 artistas retratando o dia a dia de pessoas da comunidade LGBTI+. Já no metrô Tiradentes, o Museu de Arte Sacra abre suas portas com a mostra “Adagio”, de Allann Seabra, e para a exposição “O Sagrado na Arte Moderna Brasileira”, que reúne obras de artistas modernos, como Anita Malfatti, Tarsila do Amaral e Candido Portinari.


Aniversário de São Paulo

Museu da Casa Brasileira Créditos: Wikimedia

Quem estiver pela Avenida Brigadeiro Faria Lima poderá visitar o Museu da Casa Brasileira e assistir, às 11h, ao show do sambista Chocolatte acompanhado pela Velha Guarda da Vila Maria. Às 20h, o público poderá assistir ao show do Fizz Jazz, interpretando temas clássicos e músicas autorais. 

Clique aqui para acessar a programação completa.


Aniversário de São Paulo

Casa das Rosas. Créditos: Alf Ribeiro / shutterstock

Mas se você busca um programa mais calmo, que tal participar de uma conversa sobre a relação de Haroldo de Campos com o romance “Macunaíma”, de Mário de Andrade, tomando um café da manhã na Casa das Rosas? O evento começa às 10h. Os visitantes também poderão visitar as exposições em cartaz, como “Casa das Rosas: Arquiteturas da Memória”. 

Conheça a programação clicando aqui.


Aniversário de São Paulo

Museu do Futebol, Estádio do Pacaembu. Créditos: Wikimedia

No Pacaembu, o Museu do Futebol abre suas portas, entre 10h e 17h, para receber a criançada com muitas brincadeiras, jogos, oficinas e atividades, com recreadores realizando uma série de dinâmicas. As exposições do museu também estarão abertas para visitação gratuita. 

Conheça a programação completa aqui.


São Paulo no IDL

Lançado em março de 2017, a partir de uma parceria entre o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon e a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP), o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade (IDL) tem o objetivo de entender como as cidades brasileiras estão se preparando para o número cada vez maior de idosos em suas comunidades.

Com metodologia inédita, o IDL analisou sete variáveis (Indicadores Gerais; Cuidados de Saúde; Bem-Estar; Finanças; Habitação; Educação/Trabalho e Cultura/Engajamento) e mais de 60 indicadores de 498 cidades brasileiras de grande e pequeno portes. 

A cidade de São Paulo teve seus melhores resultados nas variáveis Finanças (9º lugar entre as cidades grandes) e Cultura e Engajamento (12º lugar entre as cidades grandes). No ranking geral, a cidade ficou na 19ª posição. 

Clique aqui para conhecer o IDL e descobrir a classificação da sua cidade.

Compartilhe com seus amigos