Você provavelmente já está cansado de saber que Deus ajuda a quem cedo madruga. Mas provavelmente não sabia que Ele também ajuda a quem dorme cedo. Um estudo realizado por pesquisadores da Inglaterra afirma que dormir tarde aumenta em 10% as chance de uma pessoa morrer antes das outras.

Para chegar a essa conclusão, os estudiosos passaram seis anos e meio observando os hábitos e monitorando a saúde de 430 mil pessoas com idades entre 38 e 73 anos. Os resultados mostraram que dormir tarde aumenta a incidência de doenças como diabetes e alguns distúrbios psicológicos, neurológicos e até gastrointestinais. O estudo concluiu que a união dos dois fatores, problemas de saúde e o dormir tarde, pode desalinhar o relógio biológico e por isso reduzir a longevidade. Por essa razão, o estudo também sugere que o Horário de Verão pode prejudicar pessoas que sejam mais sensíveis a variações no cotidiano.

Outro problema apontado como responsável pelo aparecimento dos distúrbios foi a diferença no tempo de sono durante os dias úteis, quando se dorme menos, e nos finais de semana, quando se dorme até mais tarde.

No entanto, os cientistas destacam que os resultados da pesquisa não podem ser considerados conclusivos, já que a análise mostrou apenas uma associação de fatores e não uma relação de causa e efeito.

Leia também

Kombucha, a bebida chinesa que está conquistando os brasileiros

Volta de filhos adultos à casa dos pais gera conflitos

Compartilhe com seus amigos