Se a leitura não faz parte da sua rotina ou você se dedica aos textos bem menos do que gostaria (e não consegue mudar o cenário), há um segredo que talvez não saiba: é tudo questão de prática. "Para começar a ler mais, basta se dedicar", garante Silvia Donati, personal e professional coach e leader coach pela Sociedade Brasileira de Coaching.  De acordo com ela, alguns passos são suficientes para mudar qualquer tipo de hábito.

"A leitura aumenta a autoconfiança, ajuda na autodisciplina, fortalece ou dissolve crenças, aumenta o senso crítico e a habilidade na escrita", aponta a especialista. Ou seja, você só tem a ganhar quando adotar o hábito, que também é uma ótima fonte de relaxamento.

Vamos lá?

  1. Estabeleça o propósito. Antes de tudo, entenda os benefícios da leitura e a importância de incorporar o hábito no seu cotidiano. Assuma o desafio como uma tarefa a ser executada diariamente.
  2. Tenha atitude. Essa é a alavanca para começar a agir. Num primeiro momento, escolha temas que goste, com os quais tenha mais afinidade e que despertem em você maior interesse. Escolha entre os autores mais populares para começar.

O Instituto de Longevidade oferece cursos de requalificação gratuitos para quem deseja se manter atualizado para o mercado de trabalho. Clique aqui e saiba mais.


  1. Mantenha a disciplina. Comece lendo 20 minutos por dia. Eleja um período que você tenha certo tempo ocioso para incluir a atividade. Reforce seu compromisso com a leitura, consigo e com sua melhoria contínua.
  2. Siga sua meta. Quando temos um propósito claro, temos que respeitá-lo e segui-lo, certo? Você pode fortalecer seu propósito de ler mais e, ainda, começar a escrever. Faça anotações, grife trechos ou o que achar interessante e leve o assunto do livro para as conversas com a família e os amigos.
  3. Equilíbrio é tudo! Você não precisa escolher apenas livros ou jornais ou revistas. Com as muitas plataformas digitais disponíveis hoje em dia, como ebooks e audiobooks, é só escolher o que combina melhor com seu estilo de vida – isso significa variar as possibilidades também. O importante é manter o foco nos textos.
  4. Siga com determinação. Obrigando-se a ler um pouquinho por dia e envolvendo-se mais com uma obra, você vai notar que seu tempo dedicado às letrinhas aumentará sem perceber. Encare como um desafio pessoal estender o momento de leitura e, mais que isso, como uma oportunidade de crescimento e de evolução pessoal. Passe a investigar tudo o que encontrar pela frente, a qualquer momento – e não apenas no tempo que havia dedicado para a tarefa.
  5. Sirva de exemplo. A verdade é que, ao incorporar o hábito de leitura no dia a dia, vai acabar se tornando uma referência para a família e até para os amigos. Aproveite a chance e estimule que os outros adotem a prática.
  6. Mantenha a curiosidade. Não desacelere depois de adquirir o costume de ler mais. Parta para outros gêneros e autores, descubra novos estilos e gostos pessoais e – mais importante – mantenha sua rotina diária.

Leia também:

Estudos apontam os benefícios da leitura para o cérebro

“Escrevo para me divertir”, afirma Pedro Bandeira

Compartilhe com seus amigos