Foliões de todo o Brasil, preparem-se: fevereiro começa agitado. Os blocos de carnaval começam a divulgar os calendários dos cortejos, que devem se estender pelo mês inteiro. Há opções para todos os gostos e estilos. Confira alguns destaques de 2018 em cinco capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte e Recife-Olinda.

SÃO PAULO

Ritaleena

“Que tal nós dois / Numa banheira de espuma?” Essa e outras tradicionais músicas da cantora Rita Lee são cantadas ao ritmo de marchinhas de carnaval. O bloco, já tradicional na folia paulistana, reúne pessoas de todas as idades.

Quando: 10 de fevereiro
Horário: 14h
Onde: Praça do Monumento, no Ipiranga

Acadêmicos do Baixo Augusta

O maior bloco da capital – e um dos mais concorridos – tem à frente o cantor Simoninha e, como madrinha de bateria, a atriz Alessandra Negrini. O cortejo terá dois trios, com participação de Fafá de Belém, entre outros.

Quando: 4 de fevereiro
Horário: 14h
Onde: esquina da Rua da Consolação com Avenida Paulista

Monobloco

Mais de 200 batuqueiros devem animar a passagem do Monobloco pela região do Parque Ibirapuera. O tema deste ano é “amor de carnaval” – e conta com música criada pelo cantor e compositor Moraes Moreira para o desfile.

Quando: 4 de fevereiro
Horário: 14h
Onde: Monumento às Bandeiras

RIO

Cordão da Bola Preta 

Fundado em 1918, é um dos mais antigos blocos de carnaval do país e último representante remanescente dos antigos cordões carnavalescos que existiam no Rio de Janeiro no início do século 20. O Bola Preta desfila tradicionalmente sábado de carnaval na Avenida Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro.

Quando: 10 de fevereiro
Horário: 9h
Onde: Rua Primeiro de Março, entre as ruas do Rosário e Buenos Aires

Simpatia É Quase Amor 

Foi criado em 1985, em meio à campanha pelas Diretas Já. Reúne foliões vestidos de amarelo e lilás, as cores tradicionais do bloquinho, que circula pelas ruas de Ipanema.

Quando: 3 e 11 de fevereiro
Horário: não divulgado (é preciso acompanhar em https://www.facebook.com/bloco.simpataquaseamor)
Onde: Praça General Ozório, em Ipanema

Sargento Pimenta

O bloco foi fundado em 2010 e toca músicas dos Beatles em ritmos brasileiros, como afoxé, maracatu, funk e samba.

Quando: 12 de fevereiro
Horário: 10h
Onde: Aterro do Flamengo

BRASÍLIA

Galinho de Brasília

Com mais de 21 anos de história, o Galinho é um dos blocos de carnaval mais tradicionais de todo o Distrito Federal, reunindo milhares de pessoas todos os anos em seus desfiles e apresentações.

Quando: não divulgado (é preciso acompanhar em https://www.facebook.com/galinhodebrasiliaoficial/)
Onde: Setor de Autarquias Sul

Eduardo e Mônica

Inspirado na tradicional canção da banda brasiliense Legião Urbana, o bloco faz reverência aos grandes nomes do rock da cidade. Segundo a organização, haverá DJs, bandas e atrações para crianças.

Quando: 11 de fevereiro
Horário: 12h
Onde: Setor de Indústrias Gráficas (SIG), quadra 8

Pacotão

As letras das marchinhas, além dos cartazes e faixas usados no cortejo, ironizam a política brasileira. O nome é referência a um conjunto de medidas para reformar o Poder Judiciário, anunciado pelo então presidente da República Ernesto Geisel.

Quando: 11 e 13 de fevereiro
Horário: 13h
Onde: 302 Norte

Leia também: Velha-guarda do samba perde roupa e ganha responsabilidade

BELO HORIZONTE

Garota Eu Vou pro Califórnia

Califórnia, que faz parte do nome do bloco, é referência a um bairro de BH, à beleza do Estado americano e à música "De repente, Califórnia". Tem como mascote um urso branco, que promete agitar a região noroeste da cidade.

Quando: 3 de fevereiro
Horário: 10h
Onde: Avenida dos Clarins, Califórnia

Alô Abacaxi

Inspirado no movimento Tropicália, o bloco levanta a bandeira da diversidade e anima os foliões com canções de ícones como Caetano e Gil, além de trazer hits do verão orquestrados por Anitta e Pablo Vittar.

Quando: 11 de fevereiro
Horário: 9h
Onde: Avenida Augusto de Lima

Haja Amor

O bloco, fundado em 2014, foi para a rua de forma tímida no ano passado e chega renovado em 2018. A primeira mudança veio com o repertório, que passa a ser 100% de canções de bandas e artistas independentes, como Liniker, Johnny Hooker e BaianaSystem.

Quando: 13 de fevereiro
Horário: 17h
Onde: Rua Alagoas, em frente à Autêntica

RECIFE E OLINDA

Galo da Madrugada

Maior clube de máscaras do mundo, sai no sábado cedo e se estende até a noite na Avenida Guararapes, na região central de Recife.  Atualmente, conta com dezenas de trios elétricos e arrasta mais de 2 milhões de pessoas.

Quando: 10 de fevereiro
Horário: 9h
Onde: Forte das Cinco Pontas, bairro de São José

Homem da Meia Noite

Patrimônio vivo de Pernambuco, o bloco completa 86 anos com cada vez mais energia. Saindo sempre à meia-noite do sábado para o domingo, leva uma multidão pelos 3,5 km da Cidade Alta.

Quando: 11 de fevereiro
Horário: 0h
Onde: Rua do Bonsucesso, 132

Enquanto Isso na Sala de Justiça

Há 20 anos, a agremiação reúne foliões de todas as idades fantasiados dos personagens mais famosos da ficção.

Quando: 11 de fevereiro
Horário: 10h
Onde: Alto da Sé de Olinda

Em tempo: para aproveitar os blocos de carnaval e cair na folia sem riscos, não esqueça de manter a hidratação, apostar em sapatos confortáveis e usar filtro solar.


Compartilhe com seus amigos