“A humanidade é obcecada pela passagem do tempo.” “O tempo está cada vez mais precioso porque temos cada vez menos tempo para fazer a próxima revolução.” “Justamente porque vivemos nesse tempo finito é que tentamos driblar esse limite.”

A coleção de frases acima faz parte do documentário "Quanto Tempo o Tempo Tem" e leva à reflexão: estamos vivendo uma nova medida de tempo? A diretora Adriana L. Dutra entrevista cientistas, pesquisadores, filósofos, religiosos e poetas para explicar por que tudo parece tão rápido nos dias de hoje, em relação ao passado.

Uma possível resposta combina tecnologia e globalização. A produção e o compartilhamento crescente de conteúdo, inclusive pessoal, faz com que a identidade se multiplique. Dessa forma, a pessoa tem que estar presente em todos os lugares em todos os momentos.

Adriana busca respostas com o físico Marcelo Gleiser e com a Monja Cohen. “A gente quer transcender a limitação biológica que nós temos de sermos seres limitados”, diz ele sobre a criação de obras eternas, como poemas e músicas. “Existe um sistema de comunicações que, às vezes, em vez de fazer com que a pessoa reflita e fique mais instigada sobre um conhecimento mais profundo de si mesmo, ela quer mais um amortecimento”, reflete ela.

Também recorre ao filósofo André Comte-Sponville (“Se o presente continuasse a ser presente, ele não seria tempo. Ele seria a eternidade”), ao arquiteto Thierry Paquot (“O tempo é um amigo que quer nos prejudicar”) e o cientista Raymond Kurzweil (“As coisas estão ficando cada vez mais rápidas”). Há ainda a participação do geriatra Alexandre Kalache, do cineasta Arnaldo Jabor, do sociólogo Domenico de Masi e do filósofo Francis Wolff, entre outros.

O documentário dá forma a um conflito da diretora – o de viver sempre correndo para realizar suas tarefas. O desafio era encontrar mais tempo para realizar o documentário. Por contrato, ele deveria ser entregue ao patrocinador em um ano, desde a criação até a finalização.

Quanto Tempo o Tempo Tem

Gênero: Documentário
Duração: 76 minutos
Ano: 2015
Quando: disponível no NOW, da Net

Compartilhe com seus amigos