Após recuperar a boa audiência do horário nobre com a telenovela “A Força do Querer”, a diretoria da Rede Globo de Televisão já admite a possibilidade de rever sua decisão sobre o afastamento de Manoel Carlos.

Desde o fiasco do seu folhetim “Em Família”, exibido em 2014 e que alcançou a pior audiência da história da emissora, o autor vinha sendo mantido na geladeira da empresa. Responsável pela criação de clássicos como “Maria, Maria”, “Baila Comigo”, “Felicidade”, “História de Amor”, “Por Amor” e “Páginas da Vida”, Manoel Carlos começou a perder espaço na emissora primeiramente com “Viver a Vida”, que também não agradou ao público, e depois com “Em Família”, que chegou a ter sua trama encurtada emergencialmente para evitar um pior resultado.

Desde então, a emissora afastou seus grandes escritores e passou a investir em novos nomes da teledramaturgia brasileira, como Maria Helena Nascimento, autora de “Rock Story”; Manuela Dias, de “Cordel Encantado”; Alessandro Marson e Tereza Falcão, responsáveis por “Novo Mundo”.

Com a decisão, novas sinopses de Maneco, como é chamado pelos amigos, devem preencher o horário, com tramas mais curtas de no máximo 150 capítulos.

Surge então a pergunta que não quer calar: vem aí uma nova Helena? Até lá, você pode testar seus conhecimentos relembrando todas as outras criadas pelo autor. Diferentes entre si, as atrizes que interpretaram o papel ganharam destaque por viverem mulheres fortes com histórias impactantes.

Lílian Lemmertz

Manoel Carlos Liliam Lemmertz/Foto: Youtube

Primeira Helena criada por Manoel Carlos, a atriz fazia par com Fernando Torres na novela "Baila Comigo", de 1981. A personagem era uma dona de casa atormentada pelo segredo de ter separado os filhos gêmeos, depois de engravidar de um homem casado e rico. Em entrevista dada anos mais tarde, Lílian Lemmertz declarou que não fazia ideia de que seria a precursora de uma série tão emblemática de “Helenas”.

Regina Duarte

Manoel Carlos Regina Duarte/Foto: Youtube

Há quem diga que estamos falando da atriz preferida de Manoel Carlos. Tanta admiração rendeu a Regina Duarte três diferentes Helenas nas novelas de Maneco: "História de Amor" (1995), "Por Amor" (1997) e "Páginas da Vida" (2006). A atriz se declara apaixonada pelas três personagens e diz ser impossível definir por qual sente maior admiração. Mas revelou que a novela “História de Amor” deveria continuar eternamente.

Maitê Proença

Manoel Carlos Maite Proença/Foto: Wikimedia

A atriz foi personagem principal da novela "Felicidade", de 1991, e fazia par romântico com Tony Ramos. A fala mansa e o jeito simples renderam à personagem o apelido carinhoso de “Leninha”, mas a atriz declara que sua Helena estava longe de ser a heroína perfeita.

Christiane Torloni

Manoel Carlos Cristiane Torloni/Foto: Wikimedia

A atriz viveu uma diretora de escola que enfrentava problemas no casamento em "Mulheres Apaixonadas", trama que foi ao ar em 2003. Em entrevista, a atriz declarou que viver a sexta Helena do autor coroou sua carreira.

 

Vera Fischer

Manoel Carlos Vera Fischer/Foto: Wikipedia

A história de uma mãe que abre mão do seu romance por causa da filha foi interpretada pela atriz na novela "Laços de Família", de 2000. Vera Fischer viveu a quinta Helena do autor, numa trama de paixões proibidas, brigas, doenças, preconceitos e desilusões amorosas.

Taís Araújo

Manoel Carlos Taís Araújo/Foto: Wikimedia

Em 2009, a atriz fez história ao interpretar a primeira Helena jovem e negra de Maneco na novela "Viver a Vida". Taís declara que se sentiu mais forte em sua vida pessoal após viver a história de uma modelo internacional rodeada de glamour mas bombardeada por tragédias pessoais.

Júlia Lemmertz

Manoel Carlos Julia Lemmertz/Foto:Wikimedia

Para homenagear Lílian Lemmertz, sua primeira Helena, o autor convidou a filha da atriz para protagonizar sua última criação na novela "Em Família". Entre sofrimentos, conflitos e uma boa dose de paixão para encerrar o ciclo das heroínas passionais de Maneco, Julia interpretou uma Helena fracassada no casamento por causa de uma antiga paixão pelo primo.

Compartilhe com seus amigos