A série Friends marcou uma geração de telespectadores no período em que ficou no ar, entre 1994 e 2004. O enorme sucesso da sitcom revolucionou a indústria da TV, atraindo milhares de anunciantes publicitários ao longo dos anos.

Como resultado, não é segredo para ninguém que os atores da série acumularam muito dinheiro. A estimativa é de que cada um tenha somado, só com a atuação nos dez anos de gravações de episódios novos, cerca de 88,6 milhões de dólares. Isso sem falar nas campanhas publicitárias e nos ganhos com as reprises do programa.

Uma bela bolada, não é mesmo? Mas não são só os atores e executivos da série que tiveram a oportunidade de enriquecer com Friends. Os espectadores também podem aproveitar a série para aprender valiosas lições sobre longevidade financeira.

Apesar de algumas críticas - muita gente avalia como irreal a capacidade dos amigos, mesmo tão jovens e no início da carreira, morarem em uma das regiões mais caras de Manhattan -, as finanças pessoais permeiam a temática da vida dos amigos em vários momentos. Quer ver?

Finanças pessoais foram parte do enredo da série Friends | Foto:  Mariia Illiashevych/Shutterstock

Finanças pessoais foram parte do enredo da série Friends | Foto:  Mariia Illiashevych/Shutterstock

Confira a seguir 5 lições de Friends para sua longevidade financeira:

  • Conquiste a independência financeira

Logo no primeiro episódio da série, a personagem Rachel faz uma reviravolta em sua vida, com grande impacto nas finanças. Ela decide abandonar o noivo e deixar de depender financeiramente dele e dos pais. Porém, para isso, descobre que precisará trabalhar e ganhar o próprio dinheiro.

Ao longo das temporadas de Friends, pudemos acompanhar a evolução da carreira de Rachel, que foi progredindo e tendo uma renda cada vez melhor, até conquistar sua independência financeira.

via GIPHY

  • Diversifique suas opções de renda

Phoebe Buffay era massoterapeuta freelancer e atendeu vários clientes ao longo da série Friends. Além disso, ela aproveitava todas as oportunidades para ganhar dinheiro fazendo aquilo que gostava: cantar. Com isso, conseguia uma renda extra com o valor das gorjetas que recebia nas apresentações no Central Perk.

via GIPHY

  • Invista na sua carreira

Na primeira temporada de Friends, Ross tem apenas 26 anos. Mesmo assim, já tem um título de PhD e é reconhecido na sua área como especialista. Com o sucesso na carreira, ele já era capaz de se bancar morando sozinho em um apartamento. Além disso, o personagem era conhecido por planejar cada detalhe de sua vida, mostrando que investir na carreira e ter planejamento são boas estratégias para ter longevidade financeira.

via GIPHY

  • Se não está feliz, saia da sua zona de conforto

No decorrer da série, muitas são as dúvidas com relação à profissão de Chandler. No episódio “Aquele com os embriões”, Monica e Rachel chegam a perder o apartamento em uma aposta com Chandler e Joey porque não sabiam qual era a profissão do amigo.

O fato de que nem os próprios colegas sabiam o que ele fazia era um sintoma de como Chandler era insatisfeito com o trabalho, mesmo tendo um cargo bom e recebendo um bom salário. Com isso, nas temporadas finais, Chandler se arriscou, passou por um processo de transição de carreira e foi ser mais feliz em um novo trabalho no ramo da publicidade. 

via GIPHY

  • Tenha uma reserva financeira

A importância de ter uma reserva financeira para os momentos inesperados é mostrada em vários momentos da série. O personagem Joey é um exemplo do que não fazer: ele vivia dependendo do salário do mês e, quando surgia alguma emergência, como uma geladeira quebrada, nunca tinha o valor necessário guardado. Com isso, muitas vezes precisava da ajuda dos amigos para resolver os problemas financeiros.

Já Monica e Chandler dão uma grande lição sobre a reserva. Ela guardou, por muitos anos, o dinheiro para fazer o casamento dos sonhos. Porém, justo quando precisou do montante descobriu que o dinheiro tinha sido torrado pelos pais. Por sorte (e planejamento!), Chandler tinha uma reserva financeira e o casal conseguiu realizar o casamento.

via GIPHY


Viu só? Agora, é hora de botar a mão na massa e trazer os ensinamentos de Friends para a sua vida!

Para facilitar, preparamos uma lista que vai te ajudar a monitorar os seus hábitos financeiros ao longo do mês. Baixe grátis, imprima e marque à medida que completar as tarefas propostas. Depois, compartilhe conosco como foi sua experiência!

Checklist de Controle de Hábitos Financeiros

Cultivo bons hábitos para sua longevidade financeira. Baixe GRÁTIS e imprima o checklist de controle de hábitos financeiros!

Livro


Saúde, trabalho, finanças e muito mais! Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba conteúdos na palma da sua mão.


Veja também

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: