O que podemos ou não depois de certa idade? O que devemos fazer para manter a juventude do corpo? Como se manter mais novos para conquistar uma vaga de emprego ou credibilidade no mercado? Esses são pontos discutidos pela personagem de Andrea Beltrão, Rebeca, na novela da Globo “Um Lugar ao Sol”.

Mas, diferente do que se poderia esperar como resposta, a personagem de Andrea Beltrão levanta a discussão sobre o etarismo. Para a personagem, todas as pessoas, principalmente mulheres, deveriam ter o direito a envelhecer. Afinal, a norma social espera que as elas sejam sempre jovens, bonitas e interessantes.

Quando o assunto é o mercado de trabalho, a situação fica ainda pior, já que dificulta a retenção de pessoas acima de 40 ou 50 anos. Uma profissional de cabelos brancos, por exemplo, poderia ser vista como desleixada ou mal arrumada. Ou seja, quando o assunto envolve o preconceito contra a mulher no mercado de trabalho vinculado à sua idade, o etarismo se torna ainda pior.

Quando a personagem de Andrea Beltrão, que é modelo, levanta a discussão sobre o assunto, ainda foca em um possível real significado sobre como se manter jovem. “Não ter a ver com idade. Tem a ver com abrir a cabeça, não parar no tempo, questionar todo o tipo de preconceito, inclusive o etarismo", comenta a personagem.

A personagem de Andrea Beltrão, Rebeca, olhando diretamente para a câmera,

Crédito: Divulgação / TV Globo

Quando Andrea Beltrão fala de etarismo, o que ela quer dizer?

O termo representa intolerância à idade. Com a personagem de Andrea Beltrão mesmo cita, o preconceito com pessoas mais velhas. A ideia do etarismo, ou ageísmo, não é algo novo, mas está sendo cada vez mais discutido em programas de televisão e novelas, como é o caso de “Um Lugar ao Sol”.

O etarismo pode ser mascarado de diferentes formas: quando uma pessoa quer cuidar de um idoso, mesmo que ele não precise de determinados cuidados. Ou mesmo quando exigem que mulheres mais velhas tenham mais autocuidado com a beleza e estética, como forma de apagar os sinais do tempo.

No mercado de trabalho, podemos dizer que o etarismo é único preconceito que todas as pessoas poderão sofrer. Até porque, todas as pessoas envelhecem. E, por esse motivo, combater a discriminação de idade é tão importante.

Assim como demonstrado na ficção, a intolerância é real e pode afetar a vida e a carreira de muitas pessoas que estão em seu processo de envelhecimento. Evidenciar e combater o preconceito é extremamente necessário. Personagens como a de Andrea Beltrão, nesse contexto, são facilitadoras da discussão e da divulgação do etarimos.


O autoconhecimento é um processo importante durante o envelhecimento. Faça o teste abaixo e descubra a sua idade mental. Veja, assim, se seus hábitos estão compatíveis com a sua idade:

Leia também:

4 passos simples para continuar ativo depois de se aposentar

40 anos ou mais e em busca de emprego? Veja 4 dicas para se reinserir no mercado de trabalho

Empreendedorismo feminino: a mulher madura está deixando de ser invisível e começando a empreender mais

Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: