Não é novidade que os brasileiros estão vivendo cada vez mais. Atualmente, a população considerada idosa no país, ou seja, acima de 60 anos de idade, já representa 13% do total, chegando a 31 milhões de pessoas. Até 2060, o percentual subirá para 25%, batendo os 73 milhões de idosos. Diante de números tão expressivos, uma pergunta ecoa: Sua cidade está preparada para todas as idades?


Sua cidade está preparada para o envelhecimento da população? Milhares de pessoas já participaram da nossa pesquisa. Clique aqui e participe você também.


Com essa pergunta, o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon lança sua campanha deste ano para comemorar o Mês do Idoso. Durante os 31 dias de outubro, pessoas de todas as idades e partes do Brasil serão convidadas a acessar a página da campanha para responder à pergunta: Sua cidade está preparada para todas as idades?

Com os dados levantados na pesquisa, o Instituto pretende lançar uma versão atualizada do estudo desenvolvido em parceria com a Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV/EAESP) e que mediu o grau de preparação dos municípios brasileiros para o envelhecimento de suas comunidades. Publicado em 2017, o IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade) avaliou as condições de 498 cidades brasileiras, tendo em vista sua capacidade de atender às necessidades das pessoas à medida que envelhecem.

“Nosso índice identificou que existe uma preocupação por parte de muitos gestores públicos para tornar as cidades mais amigáveis aos idosos, mas ainda é muito pouco o que estamos fazendo neste sentido”, declarou o gerontólogo Antônio Leitão, gerente do Instituto de Longevidade Mongeral Aegon e um dos responsáveis pelo estudo. “A população idosa no país ainda enfrenta grandes desafios em várias áreas com a falta de políticas públicas que a beneficie”, disse Leitão

A campanha do Mês do Idoso também conta com um filme publicitário. Com roteiro do Instituto e produção da agência de publicidade DPBR, o filme chama a atenção para o despreparo das cidades brasileiras em oferecer qualidade de vida à população acima dos 60 anos.

“Mais do que fazer uma campanha de conscientização, desta vez queremos a participação real das pessoas neste mês do idoso. Como as cidades, o Instituto também é o lugar onde nos encontramos, envelhecemos, conhecemos pessoas e trocamos opiniões”, destacou o gerente de Marketing do Instituto, Bruno Varandas.

Sua cidade está preparada para o seu envelhecimento?


Compartilhe com seus amigos

Receba os conteúdos do Instituto de Longevidade em seu e-mail. Inscreva-se: