Quantos motivos Porto Alegre nos dá para parabenizá-la? Além dos 246 por cada ano de sua existência, a cidade ostenta diversos outros feitos, conquistas e prêmios. É uma das principais capitais do país e concentra excelentes índices de desenvolvimento humano, taxas de alfabetização e oferece uma grande variedade de serviços e oportunidades à sua população.

Porto Alegre é a cidade grande que mais tem presença da cultura gaúcha, que se manifesta na gastronomia, na dança, no vestuário e nas atividades que envolvem o campo. Todas essas manifestações culturais fazem parte da vida do porto-alegrense, durante festivais e eventos que ocorrem na cidade o ano inteiro, e oferecem ótimas opções de lazer para a população. Além disso, a cidade conta com museus, institutos e centros culturais onde as pessoas podem ter acesso a conteúdos diversos relacionados a arte e ciência. O município, que reúne diversos estilos de construção unindo modernidade com elementos clássicos e tradicionais, combina tudo isso com uma enorme área verde, sendo a capital mais arborizada do país.

Quando se trata de sua população, a metrópole gaúcha é a que concentra a maior proporção de idosos entre todas as capitais brasileiras. Não é à toa que a cidade está com a terceira colocação no Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL) e a primeira colocada na variável Habitação. Lá a população com mais de 60 anos pode contar também com bons serviços de saúde e ter uma maior participação na comunidade em que vivem. Alguns dos quesitos em que Porto Alegre teve destaque foram a quantidade de condomínios residenciais para idosos, número de médicos, cirurgiões e clínicas geriátricas, acesso a internet e quantia de salas de cinemas.


VISITE O SITE DO IDL E CONHEÇA TODOS OS DADOS PORTO ALEGRE


É claro que mesmo uma cidade com tantos atributos e pontos positivos precisa estar atenta e buscar melhorar aquilo que não está tão bem assim. Os porto-alegrenses podem se aprimorar em variáveis como Bem-estar e Educação e Trabalho. A frequência de tipos de violência como doméstica e no trânsito é uma questão que precisa ser melhorada, assim como o desenvolvimento municipal para educação, emprego e renda.

Porto Alegre é um exemplo para o país inteiro. E é com muita admiração e satisfação que o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon deseja à cidade os seus mais sinceros parabéns!

Leia também

Inovação ignorando os 60+ é como jogar dinheiro fora

Floripa completa 345 anos cheia de motivos para comemorar

Compartilhe com seus amigos