Os Rio-pretenses têm muitos motivos para comemorar. São José do Rio Preto está completando 166 anos de sua fundação. A cidade, localizada no noroeste paulista, é classificada como a segunda mais desenvolvida do país e está entre as 20 mais promissoras. A combinação é perfeita: a calmaria e a natureza típicas do interior com a estrutura de uma cidade grande que cada vez mais busca se modernizar, gerando várias oportunidades em educação e trabalho.

Com muitas áreas verdes, belos parques e praças, Rio Preto oferece a seus moradores excelentes opções de atividades ao ar livre para serem aproveitadas por pessoas de todas as idades. Além disso, o município tem forte tradição cultural, sendo referência no meio por incentivar manifestações artísticas através da realização de festivais, eventos e premiações. Ser uma cidade do interior não significa ser tão pacata ou entediante.

Com bons níveis de bem-estar garantidos e variada oferta de atividades, não é de se surpreender que a cidade atraia pessoas acima de 60 anos que procuram um local que combine tantas vantagens sem o estresse típico das capitais. Segundo o Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, criado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, a cidade tem muitos atrativos para a todas as pessoas, especialmente as mais idosas. Voltado para esse público, São José do Rio Preto obteve bons resultados em indicadores como: número de matrículas de idosos na educação para jovens adultos, número de residências e clínicas geriátricas, condomínios para idosos e número de cirurgiões.

No entanto, nem tudo são flores. Apesar de ter sido bem avaliada no IDL, o município ainda tem pontos a melhorar. No campo da segurança, por exemplo, a cidade demonstrou ter problemas com violência de tipos diversos, como doméstica e no trânsito. Outros pontos negativos foram a carga tributária e a cobertura municipal dos Centros de Atenção Psicossocial. É importante que a cidade esteja atenta a esses e outros pontos para que seja capaz de oferecer cada vez mais serviços de qualidade às pessoas.

VISITE O SITE DO IDL E CONHEÇA TODOS OS DADOS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

Com tantas histórias, bons exemplos e legados culturais a nos passar, o Instituto de Longevidade Mongeral Aegon parabeniza São José do Rio Preto e todos os seus cidadãos, que ajudam a construir uma cidade cada vez melhor e acolhedora a todos. Que esses 166 anos de experiência continuem trazendo muita alegra e memórias a quem passa por essa encantadora cidade.

Leia também

Instituto de Longevidade Mongeral Aegon fatura Global Aegon Awards

Melhores cidades pequenas para envelhecer

Compartilhe com seus amigos