Completando 161 anos desde sua fundação, Ribeirão Preto, no interior paulista, tem muitas histórias e experiências interessantes. A cidade, que ganhou o apelido de Califórnia Brasileira, se mostra sempre em desenvolvimento e caminhando à frente de seu tempo. Foi graças ao investimento concedido pela Câmara Municipal de Ribeirão Preto que o jovem inventor Alberto Santos Dumont pôde dar continuidade aos seus trabalhos que resultaram no surgimento da aviação.

Após ser conhecida como capital mundial do café, Ribeirão se reinventou com a crise em 1929 e hoje é um polo tecnológico e industrial. Além de uma economia forte e sólida, o município também apresenta ótimos indicadores de desenvolvimento social, garantindo o bem-estar de sua população.


Clique aqui e faça o teste para descobrir como está o seu planejamento para a aposentadoria. É grátis!


Outro motivo para acreditar que Ribeirão Preto se prepara e se desenvolve para o futuro é seu desempenho no Índice de Desenvolvimento Urbano para a Longevidade (IDL). No ranking desenvolvido pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon para medir o bem-estar da população idosa nos municípios brasileiros, Ribeirão alcançou a 6ª posição dentre as cidades grandes. O envelhecimento populacional é cada vez mais uma realidade do mundo e do Brasil e, neste quesito, Ribeirão está fazendo sua parte, criando um local cada vez mais apropriado a esse grupo da sociedade.

Dentro do IDL, como é de se esperar, as variáveis nas quais a cidade mais se destacou foram Educação e Trabalho e Finanças. O número de docentes habilitados para ensino de idosos, o desenvolvimento municipal para emprego e renda, o nível de desenvolvimento social e a renda da população idosa também contribuíram para esse bom resultado. Na área da saúde, a cidade também mostrou bom preparo para atender sua população idosa, com número satisfatório de psicólogos e de enfermeiros.

Mesmo com bons resultados, é necessário indicar aquilo em que precisamos nos aprimorar e criar melhorias. Sabemos que desenvolvimento é uma especialidade local, então vamos deixar aqui alguns pontos nos quais Ribeirão pode dedicar seus esforços. O número de clínicas e residências geriátricas é insuficiente para sua população idosa. O número de matrículas de idosos na educação de jovens adultos e a quantidade de mamografias realizadas também são outros pontos nos quais a cidade pode estruturar ações para melhorar a qualidade de vida da população. Nós do Instituto de Longevidade queremos ver todas as cidades do Brasil pensando e discutindo a longevidade, então mesmo as cidades que foram bem não podem ter descanso! Estamos de olho e cobrando melhorias a todos.

Neste dia, queremos desejar muitas felicitações e comemorações a Ribeirão Preto e toda sua população na clássica Choperia Pinguim. Afinal, além do aniversário, a cidade pode se orgulhar do trabalho que está fazendo em prol de sua população 50+.

Leia também

Aniversário de Brasília: os 58 anos de uma Jovem Senhora

Muitos motivos para comemorar no 292º aniversário de Fortaleza

Compartilhe com seus amigos